“Limitação da Internet no Brasil”, como assim?

Publicado em 18/04/2016 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
Nos últimos dias vem repercutindo as notícias de que as operadoras, principalmente a VIVO, vão limitar os planos de Internet fixa dos seus usuários.

Limitação da Internet no Brasil

Tudo começou com a notícia de que prestadoras de serviço de internet (Net, Vivo, GVT, Oi) pretendem impor limites de dados na internet fixa, da mesma forma que já fazem com a conexão de celulares. O superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, acredita que a adoção do sistema de franquia de dados nas conexões fixas é algo positivo para quem consome menos. Além disso, a limitação de tráfego de dados já era algo esperado no mercado, segundo ele.

Mas, se a adoção de franquia de dados em redes fixas for realmente implementada, muitos consumidores podem sofrer com o esgotamento da franquia em redes com alta velocidade. O uso de plataformas de vídeos como YouTube e sites de streaming de filmes e séries como a Netflix, pode deixar sua Internet mais cara.

No entanto, ainda existem consequências mais sérias como, por exemplo, a limitação do uso de sites educacionais online (alguns gratuitos), já que a maioria trabalha com cursos em vídeo aulas, e para o carregamento de vídeos em boa qualidade exige mais consumo da banda larga. Caso a Internet seja limitada, você terá que pagar por pacotes adicionais ou não conseguirá assistir os vídeos/filmes ou as aulas na sua Internet.

NÃO DEIXE QUE LIMITEM O SEU CONHECIMENTO

A VIVO é uma das maiores operadoras do País, presente em muitas cidades do Brasil. No Estado de Pernambuco existe até o Programa Conexão Cidadã, que leva o serviço de telefonia móvel e internet 3G ao Interior, através da construção de torres, uma parceria do Governo Estadual com a operadora de telefonia móvel da Vivo.

Recentemente a empresa comprou a GVT e a integrou ao portfólio de serviços, extinguindo a Marca GVT do mercado. Com a aquisição da GVT, que estava se tornando conhecida com seus serviços de boa qualidade e alta velocidade presente em diversas cidades do país, a Vivo se tornou ainda maior.

É importante se posicionar contra tal adoção das operadoras em limitar a Internet de alguma forma. Algumas empresas como a TIM apostam em um caminho oposto para fortalecer seus serviços, sem implementar limites. "Não vamos implementar limite de franquia na banda larga fixa", disse o executivo da TIM, Rodrigo Abreu, durante evento em que a companhia apresentou sua nova identidade visual.

Enquanto gigantes da Internet como Google e Facebook estão investindo em projetos inovadores que envolvem a difusão de Internet banda larga de alta velocidade em todo o planeta. No Brasil, as operadoras de telefonia ficam criando planos para limitar o acesso a Internet banda larga.

Por Guilherme Amarino

Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informações;
Blogueiro há mais de 6 anos e fundador do Panelaspernambuco.com

Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 5198132882098217843

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora