Santo ano eleitoral

Publicado em 28/03/2016 | Por Pierre Logan (Colunista)
A+ A-
Eça de Queirós afirmou certa feita que políticos e fraudas devem ser trocados com certa frequência pelo mesmo motivo. O grupo da situação panelense não leu porque o grupo da situação panelense raramente lê alguma coisa. O fato de Sérgio Miranda ter sido eleito e reeleito tantas vezes mostra que não seguimos o conselho do escritor e descuidamos da higiene na política. Não precisamos nos preocupar mais com as fraudas sujas, pois a legislação nos concedeu o favor de criar um plano de contingência caso não fossemos competentes para perceber que a democracia pede, entre outras questões, a alternância dos políticos no poder. Sérgio sai, e quem entra? Pois é, meus amigos, a grande questão é saber se estamos trocando fraudas sujas por outras ainda mais sujas que as primeiras.

Se você acompanha a política municipal diariamente deve estar pensando seriamente em anular seu voto. Se você não acompanhou a política de Panelas diariamente então tudo bem, pode ser facilmente enganado por um santo que baixa nos políticos de quatro em quatro anos. O santo ano eleitoral pode fazer coisas complicadas e simples, depende muito de quantos eleitores, quero dizer; devotos serão atingidos pelo milagre.

Observe que um dos grandes milagres deste ano foi o pessoal do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), não o do Estado Novo do Getúlio Vargas, mas o de Sérgio Miranda, ter finalmente aprendido a usar o Facebook. Dentre outras grandes descobertas em 2016, o pessoal da Prefeitura Municipal de Panelas descobriu o Google e como tomar conta de um site simples com o mínimo de competência. Ou será coincidência o fato de passarmos quase quatro anos cobrando um site decente e somente agora, em ano eleitoral, o pessoal começar a se preocupar com site? Não creio que seja mera coincidência. Parece-me mais com um dos milagres do santo ano eleitoral.

Os universitários lembrarão os dias sofridos em que pediram transporte gratuito. Lembrarão o silêncio feito por vereadores e pelo prefeito durante todo esse tempo. Aí o prefeito aparece em uma reunião com os “universitários” para dizer que fez e ponto. E como faz parte da cultura panelense jamais questionar uma autoridade política investida de poder para mentir descaradamente, os estudantes ouviram sem sequer ousar presentear a corja de políticos e apoiadores da picaretagem com uma vaia.

Este ano será o ano das inaugurações. Sim, este ano Sérgio Miranda tentará eleger algum dos seus companheiros para continuar o desgoverno municipal ao estilo caudilho. Este ano o santo da campanha eleitoral fará muitos milagres como, por exemplo, fazer com que os políticos se mexam. Pode apostar que neste ano candidatos não pouparão esforços para agradar o cidadão. Até o dia da apuração ou alguns dias depois o povo se sentirá ouvido, representado e seguro. As promessas nunca cumpridas serão renovadas. A democracia, segurança, saúde e educação serão palavras resgatadas do fundo do baú das eleições passadas. As promessas que não foram esquecidas serão ressuscitadas pelo santo do ano eleitoral.

"Político divide os seres humanos em duas classes apenas: instrumentos e inimigos."
Se você está meio perdido com as atitudes, ou falta de atitude, saiba que é fácil saber qual a sua relação com os ditos “grupos”. Saiba que um político divide os seres humanos em duas classes apenas: instrumentos e inimigos. Cabe a você escolher o que quer ser.

Sempre que imagino uma das personagens do grupo da situação do município, imagino que estão rindo, deliciando-se vagarosamente com a desgraça do nosso povo. Não consigo deixar de pensar que o aterramento do açude foi uma afronta imperdoável à nossa cidade. Não consigo deixar de pensar que a falta de aplicação na educação do mínimo exigido pela CF não foi proposital. Se Panelas hoje é dividida entre homens excessivamente ricos e homens desesperadamente pobres é porque não ouvimos Eça de Queirós e não trocamos os políticos e, talvez, nem as fraudas com a frequência necessária.

Coluna Política // Por Pierre Logan

Bacharelando em direito na FMU, formação em
Filosofia e Filosofia Geral, Fundamentos do Direito Público,
Ciência Política e Teoria Geral do Estado.

Veja mais publicações sugeridas para você

Coluna Politica 5660199611982465835

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

LIVE: Reunião Legislativa 19/10

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Fim da Zona Eleitoral de Panelas

Juiz Eleitoral de Panelas-PE comunica o encerramento da 49ª Zona Eleitoral do Estado de Pernambuco. O Excelentíssimo Senhor Juiz El...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

No facebook

Online agora