E se Fred...

Publicado em 14/03/2016 | Por Pierre Logan (Colunista)
A+ A-
Continuando minhas breves explanações sobre a meritocracia (não adotada) pelos políticos de oposição do município, com a intenção de provocar uma reflexão que honestamente duvido que haverá. Não obstante meu ceticismo com a capacidade reflexiva da "aristocracia" partidária do município, não me permito esmorecer diante da pobreza argumentativa e intelectual notável dos que monopolizaram o poder em nossa cidade. Se cada um pode ter sua opinião sobre cada um dos candidatos, por que não podemos ir mais além e pensar no motivo pelo qual o partido escolheu determinado candidato? 

Já concluí no artigo da semana passada que se o mérito fosse o critério exigido para disputar a prefeitura do município; Edson Rufino seria o mais cotado para as eleições de 2016. Não pude, entretanto, deixar de refletir sobre a potencial candidatura do ex-prefeito do Município, Fred Moreira Lima. 

Já tive oportunidade de presenciar alguns debates e até participar de algumas conversas com Fred. Discordo de muitos pontos de sua forma de pensar e algumas de suas ideias são diametralmente opostas as minhas. Todavia, não é permitido irar-se contra a verdade, disse Sócrates, o que me obriga a assumir que a candidatura de Fred deveria ao menos ser aventada. Lembre-se de que isto não é um proferimento de sentença, mas ideias que podem nos trazer a um patamar diferente.

Para os mais jovens (ou os mais velhos que não estavam prestando atenção), Carlos Frederico de Lemos Moreira Lima (Fred), Foi candidato pelo PFL (Partido da Frente Liberal) e eleito pelo povo em 2004. Governou o município de Panelas durante quatro anos. Sua gestão é considerada por muitos uma das melhores da história recente do município. 

O atual prefeito do município já havia desgovernado o município durante oito anos e dizia que trazer o celular para Panelas seria algo impossível por conta das serras que cercavam a cidade. Pois bem, Fred contrariou as desculpas de Sérgio Miranda e assim que assumiu conseguiu trazer o sinal de celular para a nossa cidade. 

Durante a gestão de Fred também foi construído o CEEPA (hoje EREMPA), o CEED e implementado o sistema de alfabetização ALFA e BETO. Os salários dos funcionários da prefeitura também eram pagos em dia (tem gente que só pensa nisso). Uma das coisas que mais chamaram atenção durante seu governo foram as parcerias que ele sempre ostentou. Uma das mais famosas e notáveis foi a Philips. 

Um ponto importante que merece ser mencionado foi a construção de bibliotecas no município. Além da Biblioteca Pública Municipal de Panelas, trouxe a Ler é Preciso (distrito de Cruzes) e uma do SEBRAE em parceria com o SESI (Industria do Conhecimento). 

Pontos negativos. A questão cultural praticamente foi esquecida em alguns pontos. Não houve uma proximidade muito grande com o povo. A questão ambiental também foi bastante deficiente. O besteirol predominou nas festas em detrimento da música regional. Uma das minhas principais objeções caso ele quisesse lançar-se candidato na eleição deste ano (se houvesse, claro, essa possibilidade) seria o fato de ele ter praticamente sumido do contexto político do município. Ele, infelizmente, reaparece como a maioria dos políticos municipais em períodos eleitorais. E talvez essa seja a única semelhança que ele tenha com todos os atuais políticos de oposição. 

Sem dúvida a gestão Fred trouxe mais benefícios que malefícios. Poderíamos, só para fazer uma comparação, dizer sem medo de ser exagerados que Fred Moreira Lima fez em quatro anos o que Sérgio Miranda foi absolutamente incapaz de fazer em dezesseis. No mais; ele tem qualidades necessárias para ser um bom prefeito. Provou durante sua gestão que consegue fazer alianças, parcerias e realizar grandes projetos. Por essas e outras razões pensemos por um minuto: "e se Fred..."

Coluna Política // Por Pierre Logan

Bacharelando em direito na FMU, formação em
Filosofia e Filosofia Geral, Fundamentos do Direito Público,
Ciência Política e Teoria Geral do Estado.

Veja mais publicações sugeridas para você

Coluna Politica 2107752013393756851

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora