Brasil é apontado como referência em amamentação

Publicado em 03/03/2016 | Da Redação Panelas Pernambuco
A+ A-
O país foi reconhecido como referência mundial em aleitamento materno devido à liderança em doação de leite e à evolução nas taxas de amamentação nos últimos 30 anos.

O Brasil foi apontado como referência em amamentação

Em 30 anos, o Brasil aumentou em cerca de 20 vezes o número de bebês de até seis meses que são amamentados exclusivamente, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo foi publicado na quarta-feira (02/03) na revista inglesa The Lancet, especializada em assuntos da área de saúde, e divulgado em evento na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.

Cientistas analisaram dados sobre aleitamento materno em 153 países e verificaram que o Brasil cumpre todas as ações recomendadas para uma política integrada de incentivo à amamentação. De acordo com o estudo, se em 1986 as crianças brasileiras eram amamentadas por apenas 2,5 meses (exclusivamente ou não), em 2006 esse período passou para 14 meses. As análises também mostraram que as brasileiras amamentam mais que as britânicas, as americanas e as chinesas, sendo as líderes no aleitamento de bebês de até seis meses e de até 12 meses.

Campeão na doação de leite humano

O Brasil também se destaca por apresentar o maior número de doadoras de leite humano do mundo. Dos 292 bancos existentes, 72,9% estão no país. Segundo o Ministério da Saúde, a rede brasileira de bancos de leite, que conta com 161 postos de coleta, recebeu um investimento de R$ 3,2 milhões da pasta nos últimos quatro anos.

Essas conquistas levaram a Opas a reconhecer o Brasil como "referência mundial em aleitamento materno". A organização credita a posição de destaque do país a uma série de medidas adotadas nos últimos anos, como regulamentação da lei da amamentação (que limita a venda de substitutos do leite), a licença-maternidade de até seis meses e os processos de certificação e capacitação de hospitais e profissionais que incentivam a prática e a rede de bancos de leite humano.

Mas, no estudo revela também revela que 61% das crianças de até seis meses não são alimentadas exclusivamente com o leite da mãe. Portanto, confira a seguir os benefícios da amamentação do bebê.

5 benefícios da amamentação

  1. Amamentar Desenvolve o sistema imunológico do bebê - O leite materno contém células anti-infecciosas capazes de proteger o organismo do bebê contra infecções, como as intestinais e otites, evitando assim diarreias.
  2. Amamentar Ajuda no desenvolvimento da fala - A posição da boca nos mamilos provoca a estimulação de pontos articulados responsáveis pela produção dos fonemas (sons).
  3. Amamentar estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, ajudando na respiração, deglutição e mastigação - Uma criança que tenha problemas na respiração pode ter prejudicado o seu sono, concentração e memória. A musculatura oral adequada remete a um bom desenvolvimento da fala.
  4. Amamentar diminui o risco de alergia - Crianças alimentadas no peito da mãe têm menos risco de terem asma. Outro estudo revela que crianças que desde cedo tomam o leite de vaca aumentam a probabilidade de se tornarem alérgicas, já que as proteínas desse leite estão associadas à dermatite, rinite, sinusite e amigdalite.
  5. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê - A mamãe não precisa se preocupar em complementar a alimentação. Nem ao menos se preocupar em oferecer água. O leite materno é completo. Não precisa de mais nada. Apenas a amamentação de forma errada faz com que o bebê não consiga todo o leite, tornando-se incompleta.
Ainda de acordo com o estudo, as brasileiras amamentam mais do que as britânicas, as americanas e as chinesas. A taxa de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê, no Brasil, é o dobro da registrada nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China. “Não fizemos um ranking, mas o Brasil, com certeza, estaria entre os cinco primeiros”, reforçou pesquisador.

Fontes: Portal Zero Hora | Folha PE | Guia do Bebê

Veja mais publicações sugeridas para você

Saúde 8205960685725535989

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Promoção

Promoção
“GANHE R$50 OFF” ou MAIS, não perca essa promoção!

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Fim da Zona Eleitoral de Panelas

Juiz Eleitoral de Panelas-PE comunica o encerramento da 49ª Zona Eleitoral do Estado de Pernambuco. O Excelentíssimo Senhor Juiz El...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

No facebook

Online agora