O sergianismo fora da lei

Como diria a incompetente página do Facebook da Prefeitura Municipal de Panelas: “Bom dia panelenses!”. Como deveriam dizer na verdade: “Durma com uma bronca dessa!”. Pois é, o prefeito do município de Panelas conseguiu colocar o município na lista dos 120 municípios que gastaram de mais com a folha de pagamento dos servidores (no caso de Panelas puxa-sacos mesmo). Com muito esforço Sérgio Miranda conseguiu transformar o famoso conceito de administração (gerenciar negócios, pessoas ou recursos como objetivo de alcançar metas definidas) em algo diametralmente oposto.

"Quando o Tribunal de Contas do Estado confirma o que estava falando todo mundo finge que a notícia é nova e que ninguém nunca havia tocado no assunto"
O município de Panelas ficou no limite máximo (53, 88%), ou seja, alguém teve que apontar e gritar o que já venho escrevendo a mais de um ano e meio. Claro que quando falo é “só um doido falando”, mas quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) confirma o que este doido aqui estava falando todo mundo finge que a notícia é nova e que ninguém nunca havia tocado no assunto. Até aí tudo bem. O problema vem quando, mesmo com tudo o que vem sendo publicado, seja por este site ou pelo próprio TCE, tem sergianista que defende com unhas e dentes a ilusória imagem de “bom prefeito” do atual digestor.

"Enquanto o “grupo” de Lourinho mostrou-se incompetente para fazer a coisa certa, o grupo de Sérgio mostrou-se bastante competente para fazer a coisa errada"
O mesmo gestor que teve conta rejeitada, fora as várias recomendações do TCE para que outras fossem rejeitadas e que só não foram por parcialidades de vereadores amestrados e de uma oposição fajuta, silente e completamente inútil. Uma das curiosidades que nota-se com muita clareza é que enquanto o “grupo” de Lourinho mostrou-se incompetente para fazer a coisa certa, o grupo de Sérgio mostrou-se bastante competente para fazer a coisa errada.

Por falar em coisa errada lembremos que não é a primeira vez que o TCE puxa a orelha do atual desgoverno municipal. Em 2013 o TCE julgou 45 contratações realizadas pela prefeitura ilegais (vigilantes, dentistas, médicos, agentes de saúde etc.). Em 2014 determinou que realizassem concurso público. Até agora os vereadores não tiveram culhões para aprovar algo sem a permissão de Sérgio (COVARDES!). Sabe aquela história “o cabra ser um homem ou um rato?” Pois é! Mas foram eleitos. Bem antes disso em 2011 e 2012 o TCE recomendou que suas contas fossem julgadas ilegais. Na maioria das vezes nossos inteligentíssimos vereadores (a maioria analfabeto funcional e regredindo) discordaram de todos os técnicos do Tribunal de Contas e aprovaram as contas do atual digestor. Acredite!

O fato é que mais uma vez o TCE confirmou minha tese (que defendo há tantos anos) de que Sérgio Miranda não governa, ele desgoverna. Além do parcelamento do rombo da previdência, crime por burlar licitações, falta de aplicação do mínimo exigido pela Constituição Federal para educação e saúde etc., temos agora um alerta do perigo. Outro. Claro que esse alerta é mais uma ajuda do que um problema. O atual digestor terá alguns meses para se equilibrar e, como estamos no ano de eleição, ele dará um jeito de “se virar nos trinta”.

"A democracia permite a coexistência e a pluralidade de opiniões"
Que o atual prefeito seja esperto eu nunca neguei. Não confunda esperteza com inteligência. A primeira é representada pela raposa e pressupõe a mentira e a enganação para sorrateiramente obter êxito. A segunda é representada pela coruja e pressupõe conhecimento, dedicação ou sabedoria. Se você quiser defender o atual prefeito e discordar de mim não há nenhum problema. A democracia permite a coexistência e a pluralidade de opiniões. No entanto, para defender essas opiniões serão necessários argumentos sólidos e dados concretos. O TCE fornece tudo. Se você discordar de mim, discorda do Tribunal de Contas, pois sou da mesma opinião que ele.

"o sergianismo é uma praga que assola nosso município e provavelmente vai deixar a maior dor de cabeça de todos os tempos para o próximo gestor"
O que percebo na maioria dos comentários das redes sociais é que a maioria que tenta discordar das coisas que escrevo nos artigos simplesmente não vai com a minha cara (e fundamentam seus argumentos nisso), ou tem vínculo com a prefeitura (ou algum familiar que tem). O fato é que o sergianismo é uma praga que assola nosso município e provavelmente vai deixar a maior dor de cabeça de todos os tempos para o próximo gestor. Tirando o parcelamento do rombo da previdência que ficará para os próximos 25 (vinte cinco) anos, haverá outros que não apareceram ainda. Enquanto for possível “dormir com uma bronca dessas” o “bom dia panelenses” será a mais inofensiva das ironias.

Coluna Política // Por Pierre Logan

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 5101803147469115929

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

PÓS-GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO
22% DE DESCONTO, não perca essa oportunidade!

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Atendimento do Banco do Brasil em qualquer agência

O Banco do Brasil (BB) vai atender clientes em qualquer agência do País. E já começa a valer a partir do dia 2 de julho. O BB conse...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora