Prefeitura de Panelas (PE) em estado de alerta com a Lei de Responsabilidade Fiscal

120 prefeituras pernambucanas não conseguiram cumprir o limite de 54% da Receita Corrente Líquida (RCL) previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com folha de pagamento. Os dados, divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), tomaram como base o período de janeiro a agosto de 2015.

Segundo matéria publicada no Diário de Pernambuco, há dois anos, 115 prefeituras descumpriam o limite máximo de gastos com pessoal, cinco a menos que no ano passado. Considerando os municípios que tinham gastos acima do limite de alerta (quando as despesas com folha de pagamento atingem 48,60% das receitas), o TCE informou que 168 prefeituras não cumpriram a LRF em 2015, três a mais do que o registrado em 2014.

A coordenadora de controle externo do TCE, Bethânia Azevedo, lembrou que os municípios cujas despesas extrapolaram o limite máximo têm oito meses para regularizar a situação. “Caso isso não aconteça, os gestores ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito”, disse. Os prefeitos que desrespeitam o limite máximo também podem ter as contas rejeitadas pelo TCE, inclusive podendo receber multas do tribunal. “O não cumprimento da LRF é levado em consideração na elaboração do parecer prévio pelo TCE sobre as contas do prefeito, que, se forem rejeitadas pelas Câmaras Municipais, podem resultar em inelegibilidade”, enfatizou Bethânia.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota, lembrou que o cenário é reflexo direto da crise econômica e do enfraquecimento dos entes federativos. “Há uma necessidade urgente de fazermos o pacto federativo. Por outro lado, a LRF estabelece um limite para gastos com pessoal, mas as receitas estão caindo, e as despesas, subindo.

O Cenário em Panelas-PE

Prefeitura de Panelas (PE) em estado de alerta

A prefeitura de Panelas-PE está entre as 48 cidades cujo gasto com pessoal está entre os limites de alerta e máximo (entre 48,60% e 54% da Receita Corrente Líquida). A prefeitura atingiu 53,88% gasto com pessoal no período de janeiro a agosto de 2015 tomado como base pelo Tribunal de Contas do Estado.

A situação é critica, por mais que a prefeitura de Panelas esteja pagando em dia o salário do pessoal, não está conseguindo sair dos alertas do TCE com relação a suas contas. Esse alerta vem após quase dois meses da divulgação do índice da transparência dos municípios pernambucanos, no qual Panelas ficou em situação crítica com relação a seu site e portal da transparência.

Concurso Público, outra situação que vem causando determinações do TCE à Prefeitura de Panelas é a realização de Concurso Público para preenchimento da necessidade de pessoal, já que a maior parte dos funcionários são contratados temporariamente (algumas dessas contratações consideradas ilegais pelo TCE) e a prefeitura não realiza concurso há mais de 16 anos.

Em 2014 Panelas teve um gasto com a RCL de 52,10%, ficando na situação de alerta (limite prudencial). um ano depois a prefeitura não conseguiu resolver a situação que agora é de 53,88%, colocando-a mais próxima de extrapolar o limite máximo dos 54%. De qualquer forma, a Prefeitura de Panelas já está na situação que proíbe o gestor de realizar atos que aumentem a despesa com pessoal como a concessão de vantagem, a criação de cargo, emprego ou função, a alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa, o provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, e a contratação de hora extra.

Veja mais publicações sugeridas para você

Transparencia 7707323374153982182

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora