Panelas Pernambuco na Internet: 6 anos do site que mudou a História do Município

Publicado em 12/12/2015 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
Sobreviventes do estouro da bolha da Internet, o início dos anos 2000 foi palco de mudanças consideráveis. Nos 10 anos que sucederam-se, várias redes sociais foram criadas e tecnologias de comunicação lançadas, transformando assim, o cotidiano da população.

A história inicial do site Panelaspernambuco.com

No final da primeira década do século XXI (2009), um jovem estudante de Informática fascinado por esse mundo da Internet, por muitas vezes conceituado como a “era da informação”, resolveu pesquisar no Google coisas sobre seu município: imagens, notícias, história, personalidades, enfim, a cultura daquela cidade do interior de Pernambuco, Brasil. Decepcionado por não encontrar quase nada, exceto algumas poucas informações e ainda assim desatualizadas, perguntou-se: “Por que Panelas-PE não tem conteúdo na Internet?”. A situação era tão precária que até mesmo o Google Mapas não exibia a cidade.

Guilherme Amarino, natural do distrito Cruzes (Panelas-PE), em conversa com os irmãos e com a participação de alguns amigos, criou o “Blog Panelas Pernambuco: O Município em foco”. A partir de então começou a postar conteúdos originais e atualizados do cotidiano: as festas, curiosidades, notícias, fatos relevantes, política e fragmentos da história do Município. No primeiro ano no ar (2010), o Blog Panelas Pernambuco obteve um aumento significativo de acessos e visualizações, principalmente no período do Festival Nacional de Jericos e da Maratona de Cruzes.

A princípio, a nomenclatura cogitada para o blog seria “O Panelinha”, nome que foi usado para nomear o personagem mascote do site, personagem este usado como única logomarca durante 4 anos. Com o crescimento do site e profissionalização do fundador vieram as mudanças, tanto de designer como de redação. Nesse período de transformação, o blog registrou, informou e divulgou uma série de conteúdos que colocou Panelas-PE de uma vez por todas no mapa, ou na Internet.

Confundido muitas vezes como o site oficial governamental do município, fez as pessoas solicitarem serviços sociais por e-mail ou através de formulário de contato. Um exemplo disto foi o caso de uma secretária de assistência social de SP que solicitou informações de um beneficiário do Programa Bolsa Família que estava transferindo o benefício de Panelas para São Paulo; E do caso do site do Governo do Estado de Pernambuco que na página sobre as Prefeituras, colocaram no link de acesso para informações de Panelas o Panelaspernambuco.com. Mas, nada foi mais curioso, interessante e gratificante do que quando uma filha da terra que residia distante com a família, mencionou que o seu Pai ao ver imagens atualizadas de Panelas-PE pelo blog, chorou de saudade.

"A Informação fica melhor quando compartilhada"
Um simples registro fotográfico do cotidiano, uma nota divulgada, as questões políticas e governamentais, as notícias e informativos, entre outros, fizeram do blog o principal site de referência quando o assunto é o Município Panelas Pernambuco. São assuntos que, neste atual cenário da informação conectada em rede, não podem ficar sem acesso (off-line). Seguindo o princípio: “A Informação fica melhor quando compartilhada”, o Panelaspernambuco.com alcançou os lares, as conversas, as pesquisas na Internet e o dia-a-dia das pessoas que amam, residem ou tem algum interesse por este Município do Agreste Pernambucano.

Atualmente com mais de 2,5 milhões de visualizações, mais de 1.400 publicações e centenas de visualizações diárias, o Site Panelaspernambuco.com teve o endereço disponibilizado para acesso na Internet no dia 12 de Dezembro de 2009. Hoje (12/12/2015) ele completa 6 anos de história, já pode se considerar parte da história do Município, pelo menos da história recente.

Rede Panelas Pernambuco de Informações

Obrigado a todos os envolvidos que de forma direta ou indireta participaram e participam dessa história de sucesso, aos colaboradores, parceiros e seguidores. E principalmente a você, caro leitor e usuário.

Atenciosamente:

Guilherme Amarino
Fundador da Rede Panelas Pernambuco de Informações.

Veja mais publicações sugeridas para você

Sobre o Blog 3616942560112805837

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora