Panelas Pernambuco na Internet: 6 anos do site que mudou a História do Município

Publicado em 12/12/2015 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
Sobreviventes do estouro da bolha da Internet, o início dos anos 2000 foi palco de mudanças consideráveis. Nos 10 anos que sucederam-se, várias redes sociais foram criadas e tecnologias de comunicação lançadas, transformando assim, o cotidiano da população.

A história inicial do site Panelaspernambuco.com

No final da primeira década do século XXI (2009), um jovem estudante de Informática fascinado por esse mundo da Internet, por muitas vezes conceituado como a “era da informação”, resolveu pesquisar no Google coisas sobre seu município: imagens, notícias, história, personalidades, enfim, a cultura daquela cidade do interior de Pernambuco, Brasil. Decepcionado por não encontrar quase nada, exceto algumas poucas informações e ainda assim desatualizadas, perguntou-se: “Por que Panelas-PE não tem conteúdo na Internet?”. A situação era tão precária que até mesmo o Google Mapas não exibia a cidade.

Guilherme Amarino, natural do distrito Cruzes (Panelas-PE), em conversa com os irmãos e com a participação de alguns amigos, criou o “Blog Panelas Pernambuco: O Município em foco”. A partir de então começou a postar conteúdos originais e atualizados do cotidiano: as festas, curiosidades, notícias, fatos relevantes, política e fragmentos da história do Município. No primeiro ano no ar (2010), o Blog Panelas Pernambuco obteve um aumento significativo de acessos e visualizações, principalmente no período do Festival Nacional de Jericos e da Maratona de Cruzes.

A princípio, a nomenclatura cogitada para o blog seria “O Panelinha”, nome que foi usado para nomear o personagem mascote do site, personagem este usado como única logomarca durante 4 anos. Com o crescimento do site e profissionalização do fundador vieram as mudanças, tanto de designer como de redação. Nesse período de transformação, o blog registrou, informou e divulgou uma série de conteúdos que colocou Panelas-PE de uma vez por todas no mapa, ou na Internet.

Confundido muitas vezes como o site oficial governamental do município, fez as pessoas solicitarem serviços sociais por e-mail ou através de formulário de contato. Um exemplo disto foi o caso de uma secretária de assistência social de SP que solicitou informações de um beneficiário do Programa Bolsa Família que estava transferindo o benefício de Panelas para São Paulo; E do caso do site do Governo do Estado de Pernambuco que na página sobre as Prefeituras, colocaram no link de acesso para informações de Panelas o Panelaspernambuco.com. Mas, nada foi mais curioso, interessante e gratificante do que quando uma filha da terra que residia distante com a família, mencionou que o seu Pai ao ver imagens atualizadas de Panelas-PE pelo blog, chorou de saudade.

"A Informação fica melhor quando compartilhada"
Um simples registro fotográfico do cotidiano, uma nota divulgada, as questões políticas e governamentais, as notícias e informativos, entre outros, fizeram do blog o principal site de referência quando o assunto é o Município Panelas Pernambuco. São assuntos que, neste atual cenário da informação conectada em rede, não podem ficar sem acesso (off-line). Seguindo o princípio: “A Informação fica melhor quando compartilhada”, o Panelaspernambuco.com alcançou os lares, as conversas, as pesquisas na Internet e o dia-a-dia das pessoas que amam, residem ou tem algum interesse por este Município do Agreste Pernambucano.

Atualmente com mais de 2,5 milhões de visualizações, mais de 1.400 publicações e centenas de visualizações diárias, o Site Panelaspernambuco.com teve o endereço disponibilizado para acesso na Internet no dia 12 de Dezembro de 2009. Hoje (12/12/2015) ele completa 6 anos de história, já pode se considerar parte da história do Município, pelo menos da história recente.

Rede Panelas Pernambuco de Informações

Obrigado a todos os envolvidos que de forma direta ou indireta participaram e participam dessa história de sucesso, aos colaboradores, parceiros e seguidores. E principalmente a você, caro leitor e usuário.

Atenciosamente:

Guilherme Amarino
Fundador da Rede Panelas Pernambuco de Informações.

Veja mais publicações sugeridas para você

Sobre o Blog 3616942560112805837

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

PÓS-GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO
22% DE DESCONTO, não perca essa oportunidade!

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Atendimento do Banco do Brasil em qualquer agência

O Banco do Brasil (BB) vai atender clientes em qualquer agência do País. E já começa a valer a partir do dia 2 de julho. O BB conse...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora