Governo Paulo Câmara x Educação pernambucana

Publicado em 12/11/2015 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
“Quem abre uma escola fecha uma prisão.” (Victor Hugo).

Começou a circular nesta semana a notícia de que o governador de Pernambuco Paulo Câmara, a exemplo do que vem fazendo Geraldo Alckmin em São Paulo, fechará mais de 80 escolas estaduais. Por enquanto, pouco se sabe a respeito dessa possível decisão, mas o que podemos problematizar aqui é a desastrosa relação Governo Paulo Câmara x Educação pernambucana. Seria isso um boicote ao lema Pátria Educadora? Claro que é prematuro pensar desta maneira, mas às vezes é incompreensível entender a postura administrativa de Câmara.

Há quem o aplauda, como aconteceu aqui em Panelas na inauguração da Escola de Referência (EREMPA) em sua versão reformada. Meus colegas de profissão também o aplaudiram, mas no auge do meu otimismo busco acreditar que esse ato não passou de um gesto coletivo, incapaz de se relacionar com a opinião individual sobre a qualidade do que foi ouvido, também acredito que no meio daquela plateia, muitos não passavam de réplicas de claques (aplaudidores profissionais ‘contratados’ para óperas e espetáculos com o intuito de incentivar os aplausos coletivos), pois me recuso a acreditar que a classe que mais vem sendo traída pelas falsas promessas de campanha tenha aplaudido o governador para manifestar qualquer tipo de satisfação com o seu governo.

Não há motivos para aplausos genuínos, quisera eu que para ser aplaudido o Governador precisasse recorrer ao que fez Clístenes (político grego): transformar o aplauso em um dever cívico, na busca por receber aclamação de uma plateia insatisfeita. Mas seria ingenuidade pensar que todos os aplausos foram devido a uma imposição social, ali também havia aplausos sinceros. Então pensei em elencar alguns fatos que para mim deslegitimam qualquer satisfação com o trabalho desenvolvido no mandato de Câmara em prol da educação pernambucana.

Em setembro deste ano, colégios estaduais de Camaragibe-PE ficaram sem aulas devido à falta de pagamento do aluguel dos prédios que não estava sendo repassado desde janeiro. No primeiro semestre o que aconteceu foi a desastrosa forma de lidar com a greve dos professores, que não reivindicavam a promessa de campanha do então governador, a luta era pelo pagamento do reajuste do piso salarial de 13,01 %. 15 professores foram desligados, houve desconto na folha de pagamento, repressão às manifestações, para no fim, a classe docente aceitar os 7% que o governo ‘conseguiria’ (queria) pagar. Aliás, o concurso para 3.000 vagas na rede estadual de ensino (com edital previsto para o fim de novembro) também foi uma das ‘moedas de troca’ oferecidas pelo governador para que a greve chegasse ao fim, detalhe, não há previsão para a nomeação dos candidatos por causa da situação financeira do Estado, o mesmo Estado que gastou R$ 75 mil em frangos e agora vai gastar quase a mesma quantia para adquirir peixes e crustáceos, além dos R$ 30 milhões liberados através do FEM para "alavancar” a candidatura de alguns prefeitos no ano que vem, pois como já é previsto, muitos darão a já conhecida guinada nas obras para mostrar trabalho (Panelas não foge à regra).

"Enquanto não houver trabalho conjunto entre Governo Federal, Estadual e Municipal em prol da educação, a 'pátria educadora' continuará sendo um slogan utópico e desacreditado"
Enfim, mais casos poderiam ser citados nesse ainda prematuro governo (de menos de um ano), mas observemos o que ainda virá, quem sabe o espírito de Pátria Educadora não comece a ser abraçado pelos estados e municípios de forma verdadeira? Afinal a pátria é o conjunto de estados e municípios, ou estaria eu enganada? Enquanto não houver trabalho conjunto entre Governo Federal, Estadual e Municipal em prol da educação, a “pátria educadora” continuará sendo um slogan utópico e desacreditado. Quanto à notícia que desencadeou este artigo – o possível fechamento de escolas em Pernambuco – Victor Hugo dizia que “Quem abre uma escola fecha uma prisão.” E quem fecha escolas?

Coluna Educação // Por Sheila Alves

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 7626251255125352947

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora