Governo Paulo Câmara x Educação pernambucana

“Quem abre uma escola fecha uma prisão.” (Victor Hugo).

Começou a circular nesta semana a notícia de que o governador de Pernambuco Paulo Câmara, a exemplo do que vem fazendo Geraldo Alckmin em São Paulo, fechará mais de 80 escolas estaduais. Por enquanto, pouco se sabe a respeito dessa possível decisão, mas o que podemos problematizar aqui é a desastrosa relação Governo Paulo Câmara x Educação pernambucana. Seria isso um boicote ao lema Pátria Educadora? Claro que é prematuro pensar desta maneira, mas às vezes é incompreensível entender a postura administrativa de Câmara.

Há quem o aplauda, como aconteceu aqui em Panelas na inauguração da Escola de Referência (EREMPA) em sua versão reformada. Meus colegas de profissão também o aplaudiram, mas no auge do meu otimismo busco acreditar que esse ato não passou de um gesto coletivo, incapaz de se relacionar com a opinião individual sobre a qualidade do que foi ouvido, também acredito que no meio daquela plateia, muitos não passavam de réplicas de claques (aplaudidores profissionais ‘contratados’ para óperas e espetáculos com o intuito de incentivar os aplausos coletivos), pois me recuso a acreditar que a classe que mais vem sendo traída pelas falsas promessas de campanha tenha aplaudido o governador para manifestar qualquer tipo de satisfação com o seu governo.

Não há motivos para aplausos genuínos, quisera eu que para ser aplaudido o Governador precisasse recorrer ao que fez Clístenes (político grego): transformar o aplauso em um dever cívico, na busca por receber aclamação de uma plateia insatisfeita. Mas seria ingenuidade pensar que todos os aplausos foram devido a uma imposição social, ali também havia aplausos sinceros. Então pensei em elencar alguns fatos que para mim deslegitimam qualquer satisfação com o trabalho desenvolvido no mandato de Câmara em prol da educação pernambucana.

Em setembro deste ano, colégios estaduais de Camaragibe-PE ficaram sem aulas devido à falta de pagamento do aluguel dos prédios que não estava sendo repassado desde janeiro. No primeiro semestre o que aconteceu foi a desastrosa forma de lidar com a greve dos professores, que não reivindicavam a promessa de campanha do então governador, a luta era pelo pagamento do reajuste do piso salarial de 13,01 %. 15 professores foram desligados, houve desconto na folha de pagamento, repressão às manifestações, para no fim, a classe docente aceitar os 7% que o governo ‘conseguiria’ (queria) pagar. Aliás, o concurso para 3.000 vagas na rede estadual de ensino (com edital previsto para o fim de novembro) também foi uma das ‘moedas de troca’ oferecidas pelo governador para que a greve chegasse ao fim, detalhe, não há previsão para a nomeação dos candidatos por causa da situação financeira do Estado, o mesmo Estado que gastou R$ 75 mil em frangos e agora vai gastar quase a mesma quantia para adquirir peixes e crustáceos, além dos R$ 30 milhões liberados através do FEM para "alavancar” a candidatura de alguns prefeitos no ano que vem, pois como já é previsto, muitos darão a já conhecida guinada nas obras para mostrar trabalho (Panelas não foge à regra).

"Enquanto não houver trabalho conjunto entre Governo Federal, Estadual e Municipal em prol da educação, a 'pátria educadora' continuará sendo um slogan utópico e desacreditado"
Enfim, mais casos poderiam ser citados nesse ainda prematuro governo (de menos de um ano), mas observemos o que ainda virá, quem sabe o espírito de Pátria Educadora não comece a ser abraçado pelos estados e municípios de forma verdadeira? Afinal a pátria é o conjunto de estados e municípios, ou estaria eu enganada? Enquanto não houver trabalho conjunto entre Governo Federal, Estadual e Municipal em prol da educação, a “pátria educadora” continuará sendo um slogan utópico e desacreditado. Quanto à notícia que desencadeou este artigo – o possível fechamento de escolas em Pernambuco – Victor Hugo dizia que “Quem abre uma escola fecha uma prisão.” E quem fecha escolas?

Coluna Educação // Por Sheila Alves

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 7626251255125352947

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora