Índice de Vulnerabilidade Social no Brasil caiu, mas em Panelas (PE) ainda é alto

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) no Brasil caiu 27% entre 2000 e 2010, segundo estudo divulgado na terça-feira (01/09) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O indicador que mede a exclusão social da população passou de 0,446 para 0,326 em uma década. Com o resultado, o Brasil passa da faixa de alta vulnerabilidade social para a faixa média do índice. Mas, em municípios do Nordeste a situação ainda é alarmante, pois mesmo tendo caído um pouco, o IVS ainda está alto, é o caso de Panelas-PE.

Mapa do índice de Vulnerabilidade Social de Panelas-PE

O estudo reúne 16 parâmetros de infraestrutura urbana, saúde, educação, renda e trabalho. Quanto maior o índice, piores são as condições de vida da população. A melhoria foi mais intensa nos indicadores de trabalho e renda, e menor na área de infraestrutura urbana, segundo o Ipea. Ao analisar os dados, o instituto reconhece a permanência de "um quadro de disparidades regionais", com a concentração das populações "mais vulneráveis" no Norte e no Nordeste. O problema se agrava em estados como Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia e em parte da Bahia.

IVS Panelas-PE

Em Panelas o IVS está em 0,484, 0,70 pontos acima da média do Estado de Pernambuco e 0,158 acima da média no País. No mesmo estudo do Ipea, Panelas apresenta um IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,569. O IDHM varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano, ao contrário do IVS. O município teve uma década para melhorar seus índices tanto de Vulnerabilidade Social como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e, ao analisar a tabela acima (imagem 02), observa-se que em 10 anos Panelas caiu apenas 0,106 no IVS, enquanto que melhorou 0,167 no IDHM. 

Para efeito de comparação, municípios como Cupira-PE (vizinho) visto como mais desenvolvido, está em situação semelhante a Panelas. Isso significa que a “terra dos Cabanos” teve uma pequena melhoria no desenvolvimento, mas, ainda está abaixo da média Nacional e Estadual com índice alto de exclusão social da população e baixo no desenvolvimento humano (Longevidade, educação e renda).

Referência:
Fonte da notícia: G1
Informações: IPEA

Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 780286733471463710

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora