Roubo de celulares: bloqueio através do IMEI é a solução

Nos últimos meses têm aumentado os casos de roubo de celulares na região. Como medida de segurança é possível bloquear o aparelho celular deixando inutilizável em caso de roubo.

Aumento de roubo de Celulares

São milhões de aparelhos ativos no País. E com a popularização dos celulares, os chamados smartphones que permitem acesso a Internet e desfrutar de praticamente tudo que a rede oferece: aplicativos de mensagens, jogos e redes sociais. Como consequência ao aumento do uso dos dispositivos em quaisquer lugares: na rua, nas praças e calçadas, o usuário se tornou alvo fácil de assaltos visando o roubo desses aparelhos.

Você sabia que em caso de roubo, é possível bloquear o aparelho de celular?

Ver IMEI no Celular
O bloqueio é feito através do IMEI (International Mobile Equipment Identity ou traduzindo: Identificação Internacional de Equipamento Móvel), um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série. O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular (imagem 02). Quando um IMEI é bloqueado, as funções principais do smartphones que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis, deixando o aparelho completamente inútil para ser utilizado para esses fins.

Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

Como bloquear o celular usando o IMEI

Fazer Boletim de Ocorrência pela Internet
http://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/
1° Faça um Boletim de Ocorrência
  • Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa sempre a se fazer é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência (BO) – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em Pernambuco é possível solicitá-lo pela internet através do endereço eletrônico de serviços da SDS (Secretaria de Defesa Social), no site (imagem 03) você poderá registrar ocorrências relacionadas à: Furto ou Roubo, entre outros.

2° Converse com a operadora
  • Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou e-mail e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Quando você perder ou tiver o celular roubado, sempre faça um Boletim de Ocorrência. E no caso de roubo, bloquei o dispositivo, pois quanto mais pessoas bloquearem um aparelho roubado, menos visados serão os telefones celulares.

Veja mais publicações sugeridas para você

Tecnologia 5823824657534485160

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

LIVE: Reunião Legislativa 19/10

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Fim da Zona Eleitoral de Panelas

Juiz Eleitoral de Panelas-PE comunica o encerramento da 49ª Zona Eleitoral do Estado de Pernambuco. O Excelentíssimo Senhor Juiz El...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

No facebook

Online agora