Enquanto a oposição dorme

"Precisamos de líderes que nos inspirem e que topem uma boa briga toda vez que nosso povo necessite de proteção. Precisamos urgentemente de uma oposição de verdade, caso contrário Panelas sucumbirá enquanto a oposição dorme."
Antes de começar é preciso deixar claro que quando escrevo “oposição” estou me referindo às ditas lideranças ou pessoas que pretendem se candidatar a algum cargo político do município, seja para o executivo ou legislativo. Não me refiro a parte da população de Panelas que não votou no atual digestor do município; ou que votou, mas não concorda com a forma desastrosa de desgoverno adotada por ele em seus últimos mandatos. Também é preciso esclarecer que vou usar a palavra ‘oposição’ apenas pelo costume e para fazer uma alusão a um grupo que deveria combater o desgoverno atual, no entanto, usarei esse termo para facilitar o entendimento, pois o nome mais adequado para esse grupo seria “inação”.

A palavra oposição pressupõe uma objeção, ação de se opor contra alguém ou alguma coisa e sabemos que isso não é uma característica muito comum da turma que “não está com o prefeito”. Por essa e outras razões prefiro usar a palavra inação, já que essa significa inércia, falta de ação, ausência de certeza etc. Dito isso, poderemos nos dedicar com mais cuidado a os acontecimentos que de alguma forma contribuíram para a desconstrução do nosso município e observar com mais clareza qual a participação (por omissão) da dita “oposição” nisso tudo.

No dia 18 de maio de 2013 o grupo Movimento Cultural Panelense (antiga RCP) decidiu comemorar o aniversário da cidade e fazer um manifesto com poesia na praça, pois o prefeito havia cancelado a festa (assim como fez com o festival do mesmo ano), mas a “oposição” não deu as caras. Não moveram um único dedo para que o Festival de Jericos ou a comemoração do aniversário da cidade acontecesse. Omitiram-se. Em junho de 2013 decidimos sair às ruas de Panelas com apitos, faixas, cartazes, megafone etc., mas tive que chamar as pessoas de forma isolada, pois os líderes da “oposição” não quiseram se meter e quem prometeu aparecer, como Manasses Lima, por exemplo, (candidato a vereador na “época”) disse que participaria, mas tomou “umas” no dia e desapareceu em seu carro.

Em dois de novembro do mesmo ano fizemos uma manifestação, onde colocamos faixas e flores no paredão (demolido) para render nossas homenagens ao açude Manuel Miranda que foi destruído e aterrado pelo atual digestor do município. Procurei várias “lideranças” da oposição para que juntos pudéssemos protestar, mas disseram que “não queriam bagunça”. Omitiram-se novamente.

De 2013 para cá foram vídeos publicados, artigos escritos, discussões pelas redes, blogs, jornais impressos e reuniões tensas. Na câmara, Edson Rufino (PT), Quiterinha (PR) e Deço (PSD) seguravam como podiam, denunciavam os fantasmas da Câmara e protestavam, mas nenhuma das “lideranças externas”, ex- candidatos ou políticos profissionais se metiam ou faziam pressão. O grupo de “oposição” parecia que tinha simplesmente desmanchado no ar das campanhas perdidas. Seu líder (fraco) jamais frequentava a Câmara ou se erguia no meio da multidão para liderar. Era um silêncio total (eu disse era?).

Depois de muitos combates chegamos ao ano de 2015 com denuncias de não observância da lei da transparência, falta de rampa para pessoas com mobilidade reduzida na prefeitura, obras atrasadas, substituição de uma praça por outra (com outro nome e sem justificativa), falta de concurso público, vereadores de situação que fazem tudo o que o “mestre mandou”, uma Casa que censura os “donos da casa”, que não publica pauta e nem os projetos colocados em pauta, um Presidente da Câmara que faz uma sessão no distrito de Cruzes e esquece o pavilhão de bandeiras (olhe o regimento mais uma vez, Mané), ou a página Oficial da Câmara que diz claramente e com todas as palavras que a própria Câmara não tem funcionários competentes (não estou brincando ela disse isso mesmo). E no meio de tudo isso os líderes de “oposição” estão em silêncio.

Na ultima passada que dei em Panelas provei que não precisa de muita coisa para colocar esse grupelho do prefeito no lugar dele. O povo me parou na rua, agradeceu, me abraçou, fizeram elogios e se manifestaram contra a falta de atitude do Presidente do Legislativo, entretanto, a “oposição” nada falou. Observe o perfil pessoal do Facebook dos futuros candidatos e veja se estão questionando ou disseminando ideias ou ideais. Não estão. Observe se os ditos pré-candidatos a vereador ou prefeito estão se manifestando contra o que quer que tenha relação com o município ou se estão apenas sendo marcados e nada fazem. Será que não têm nada a dizer? Será que as discussões não os interessam? Será que não têm a capacidade de se colocar contra nenhuma das questões que afetam negativamente a comunidade? Será que não têm coragem ou é só o costume da inação?

Sei que estamos na luta enquanto a “oposição” dorme. Sei que estou apenas começando. Sei que pedras que rolam não criam lodo. Sei que precisamos de líderes que nos inspirem e que topem uma boa briga toda vez que nosso povo necessite de proteção. Precisamos de líderes fortes e determinados. Precisamos entrar na roda e começar a nos movimentar para que o resto funcione. Precisamos urgentemente de uma oposição de verdade, caso contrário Panelas sucumbirá enquanto a oposição dorme, e, quando ela acordar, restará apenas entulho.

Coluna Política // Por Pierre Logan

Movimento Cultural Panelense

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 52412370945705910

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora