AS CRECHES DO MUNICÍPIO: os problemas primários na educação primária

No nosso município existem duas creches, em funcionamento, apenas uma. A creche Tia Júlia de Almeida, localizada na Rua Amauri de Medeiros no Centro da cidade, atende as crianças da sede, o nome é uma homenagem à Maria Júlia de Assis Almeida, esposa de Mariano de Assis Almeida, fundador da Banda Marcial Mariano de Assis.

A outra creche está localizada no distrito de São Lázaro (Imagens abaixo do término do artigo) e é fruto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Para essa obra (nº 14.299) o Ministério da Educação previu um investimento de R$612.410,22, segundo informações do site do programa (www.pac.gov.br). Ainda segundo o site, a data de referência de conclusão é de 31 de outubro de 2014, ou seja, obra em estágio concluído. No entanto, há mais de nove meses da teórica conclusão da obra, não há funcionamento no lugar e muitos ajustes na infraestrutura ainda precisam ser feitos. O prédio está quase pronto, mas não recebe as crianças da comunidade, não há funcionamento.

Em 28 de outubro do ano passado, esse site noticiou, a partir de publicação da página da prefeitura no Facebook, que o Distrito de Cruzes ganharia creche e escola, também no padrão FNDE do governo Federal, igual a anteriormente citada creche construída em São Lázaro e a Escola que está (está?) sendo feita no povoado de Pau Ferro. “As obras de preparação do terreno para receber as futuras instalações já iniciaram”, noticiou o site. Até hoje não sabemos quando esta obra ficará concluída, e se seguir os passos da creche de São Lázaro, muito menos saberemos quando começará a funcionar.

É evidente para a sociedade de hoje a importância da educação infantil. Antes, no entanto, esse ensino era tido como o de menor importância. Mas estudos voltados para a faixa etária de zero a seis anos (período em que crianças frequentam as creches) analisaram como a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. É nesse período que as crianças desenvolvem suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. De acordo com documento produzido pelo MEC, toda criança que frequenta creches em território nacional deve ter direito à atenção individual, à ambiente seguro e estimulante, ao contato com a natureza, à higiene e saúde, à alimentação sadia, a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa, dentre outros direitos, sendo respeitada e protegida pelos funcionários incumbidos de tal função. Resta-nos agora esperar o início do funcionamento da creche de São Lázaro e a construção da creche de Cruzes, talvez aconteça daqui a algumas gerações.

Por Sheila Alves

Creches em Panelas-PE, padrão FNDE.
Creches em Panelas-PE, padrão FNDE.

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 6513767694360873408

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora