Presidente do Legislativo Manoel Caboclo responde caso de censura na Câmara

Manoel Rodrigues dos Santos Neto (conhecido popularmente como Manoel Caboclo) - PTB, na condição de representante do Legislativo Municipal, ocupando atualmente o cargo de presidente, respondeu o caso de Censura ocorrido na última reunião.


O presidente do Legislativo Municipal de Panelas-PE, Manoel Caboclo, respondeu na noite da terça-feira (28/07) através do seu perfil no facebook sobre o caso de censura ocorrido na última reunião na Câmara de Vereadores. Na ocasião o panelense Pierre Logan foi impedido de usar a tribuna popular. Confira a seguir o direito de resposta de Manoel!

Por Manoel Caboclo, em 28/07/2015:


Pensei em não dizer nada, pois quem aceita insulto certamente não sabe o mal que causa a si próprio, pois tem a audácia de se tornar igual.

Bom, mas não dar a tão buscada resposta também seria uma afronta e um atestado de ignorância. Digo isso com o propósito de responder os questionamentos feito a respeito do episódio da última quinta-feira (23/07) na Câmara Municipal de Panelas, da qual presido, protagonizado por um jovem colunista politico, o Sr. José Jadiel de Andrade (Pierre Logan). Disse ele e a imprensa local que o Presidente Manoel Caboclo o impediu de usar a palavra na tribuna popular.

Em um artigo denominado “Manoel Caboclo e o jogo de máscaras” publicado no último dia 27 de junho no Blog Panelas Pernambuco, citou os artigos 1º, 5º e 220º da Carta Magna(Constituição da República Federativa do Brasil). Melhor citar para que entendam melhor.

Art. 5º incisos IV, VIII e IX.
IV – É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta a todos e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independente de censura ou licença.
Art. 220 – A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
II – é vedada toda e qualquer censura política, ideológica e artística.

Tá até aí compreendemos, mas onde estávamos mesmo? Ah sim! O jovem, que por sinal, muito escreve e pouco pesquisa, apesar de falar o contrário, afirmou ter sido eu o autor da proibição do seu uso da tribuna popular. Vejamos!

Cada nação tem sua Constituição, cada estado suas leis, cada município sua lei Orgânica e cada instituição seu Regimento Interno. O Regimento Interno da Câmara Municipal de Panelas, é do ano de 2000, presidia a casa naquela época, o então vereador Everaldo Alves Cordeiro.

Citemos o artigo a seguir pra que entendam melhor:
Art. 199 – O cidadão ou cidadã que o desejar poderá usar da palavra durante a primeira discussão dos projetos de lei, inclusive os de iniciativa popular, para opinar sobre eles, desde que se inscreva em lista especial na secretaria Administrativa da Câmara, antes de iniciada a Reunião.

Agora vejamos o que foi discutido em pauta: Foi lido os pareceres das comissões de justiça e Redação e Finanças referente ao projeto de Lei de nº 05/2015; Lido também a mensagem e a ementa do Projeto de Lei de nº 06/2015; E, lido e discutido dois requerimentos de nº 035/2015 e 036/2015 de autoria do vereador José Júlio e da vereadora Quitéria de Lucena, respectivamente.
O seu ofício diz o seguinte:(VER ANEXO).

Observem o tema e o horário! Como mudar uma pauta já pronta? Observemos também o ofício da casa em resposta ao rapaz:
(VER ANEXO)


Diante de tudo isso, quem impediu o jovem de usar a tribuna popular? Lembremos que o jovem enviou o ofício, a casa recebeu, e lhe respondeu. Por que ele não foi buscar a resposta? Como lhe encaminhar a resposta se o mesmo não forneceu um endereço? No ofício aparece a Unidade da Federação de sua residência, como encontra-lo? Quem causou o constrangimento? Tirem as suas próprias conclusões.

AS FOTOCÓPIAS A SEGUIR SERVEM COMO ANEXOS.


Obs.: Clique nas imagens para ampliar!

Veja mais sobre o caso de Censura ao qual se refere a resposta do Presidente do Legislativo:

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 4156291495796996454

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora