Prêmio para prefeitura de Panelas-PE

Publicado em 22/06/2015 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
"Lorem ipsum"
Venho através deste, comunicar que a Prefeitura municipal de Panelas participou de uma competição contra um bloco de concreto armado, uma base densa de chumbo, duas toneladas de carvão mineral, a Câmara Municipal de Panelas e, acredite, conseguiu vencer. Ganhou o prêmio como sendo a menos transparente de todas. A informação mais atualizada do site da prefeitura de Panelas diz que prorrogou o prazo para o cidadão pagar seu IPTU do ano de 2013 com 30% de desconto. Não acredita? Segue o link: http://panelas.pe.gov.br/. Corra caro leitor, você tem até 15 de dezembro de quase dois anos atrás para ganhar um desconto.

Curioso como as leis do Brasil são quase sempre ignoradas em Panelas. Outra notícia que chama atenção fala sobre a autorização da construção de 5 km de uma adutora para atender nosso município. O título diz que foi “autorizado o início das obras”, no entanto, no texto diz que “a Compesa está finalizando a contratação da empresa”. Um problema lógico evidente. O irônico é que o site da prefeitura diz que a adutora será construída de “forma emergencial”, imagine se não fosse. Se bem que a campanha eleitoral está começando e possivelmente, e, por pura coincidência, a adutora também pode começar.

Se você acessar o site da prefeitura verá uma inscrição em latim; não se assuste o nome disso é Lorem ipsum. É um texto utilizado para preencher espaços em revistas, jornais, websites com a intenção de visualizar o lay-out da página antes de postar o conteúdo real. É um tipo de simulação. Curiosamente usam esse tipo de coisa para que as pessoas não foquem a atenção no texto e se concentrem apenas na parte visual. É como se o prefeito de Panelas falasse um monte de bobagens (o que é muito comum) e as pessoas concordassem apenas porque seria Sérgio quem estaria dizendo (o que é mais comum ainda).

Passeando pelo site você pode fazer download de coisas como “estrutura administrativa” onde baixará um PDF com a seguinte informação: “teste”. Só isso. Sabendo que a Lei Complementar 131(lei da transparência) determina que os dados das despesas devam ser publicados, assim como todos os atos praticados no decorrer da execução das despesas no momento de sua realização, recebimento de toda receita etc. A LC 131 definiu o prazo de quatro anos para municípios com menos de cinquenta mil habitantes, sendo que começou a contar na data de sua publicação (maio de 2009) o que nos leva ao ano de criação do site da prefeitura: 2013. O que não dá para entender é a omissão das informações que deveriam ser postadas na página.

Acompanho as reuniões da Câmara de vereadores há oito anos, pelo menos, até agora não vi ou ouvi ninguém se manifestar sobre o assunto. O atual presidente da Casa, Manuel Caboclo (PTB), prometeu transparência, mas até agora nada. Depois de muita discussão na rede social Facebook conseguimos pressionar para criarem uma página, o fizeram, mas a desídia é muito mais forte. Além de não contratar gente capacitada para administrar tal função, puseram para tomar conta da página um rapaz sem educação e nem conhecimento. Em uma das conversas ele me manda procurar “meu representante”; como se todos não o fossem. Em outro momento ele diz que se eu quiser alguma informação vá buscar na câmara (tenho patrimônio em Panelas, mas moro em São Paulo). Não adianta espernear, registrei toda conversa. O rapaz que toma conta da página do face da Câmara diz que não é pago para isso e que não tem tempo, no entanto, postou uma foto de dentro da câmara acessando a página de sua banda de forró (como se fosse pago para isso).

Se a prefeitura de Panelas falha nesse aspecto, a câmara de vereadores não fica atrás. Não é incompetência. A administração pública do Município e a atual presidência do legislativo são tão ruins que para podermos chamá-las de incompetentes terão que melhorar muito. Partindo do pressuposto de que quem quer arruma um jeito e quem não quer arruma uma desculpa; sabemos o que se passa em nossa cidade. Lembrem-se, caros leitores, que todos os dados, notícias e documentos que versam sobre a política do município são publicados pelo www.panelaspernambuco.com e jamais por órgãos vinculados à prefeitura ou a Câmara.

Temos que mudar para ver mudança, não obstante, é difícil ter esperança quando vejo pessoas formadas, professores, diretores de escola, gente com mais de quatro décadas de vida dizendo que votam em “qualquer um que Sérgio Miranda apoiar”. É triste, lamentável, doloroso, pavoroso, ridículo, tétrico e desesperador. Cabem outros adjetivos, mas o artigo precisa ter fim. Esse tipo de opinião é um sinal claro de que as crianças vão crescer, aprender e se mudar (como eu e tantos outros panelenses). O desenvolvimento econômico é inexistente, o cultural é vergonhoso, o educacional não se fala, já que esse precisa do auxílio dos anteriores.

Pensando por esse lado, a Prefeitura Municipal de Panelas e sua atual gestão mereceriam muitos outros prêmios. Mas repito; para serem chamados de incompetentes vão ter que melhorar muito.

Vou deixar a tradução do texto em latim (lorem ipsum) para os curiosos: “Aquele que ama ou exerce ou deseja a dor, pode ocasionalmente adquirir algum prazer na labuta. Para dar um exemplo trivial, qual de nós se submete a laborioso exercício físico, exceto para obter alguma vantagem com isso. Desmoralizado pelos encantos do prazer percebe que a dor não resulta em prazer algum. Está tão cego pelo desejo que não pode prever quem não cumprirá seu dever por fraqueza de vontade.” Bem a calhar, não acham?!

Por Pierre Logan

Site Oficial de Prefeitura de Panelas
Site da prefeitura de Panelas, imagem capturada na data de publicação do artigo.

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 4912669326023252152

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora