Câmara dos Deputados aprovou o fim da reeleição

Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. O texto ainda precisa passar por um segundo turno de votação na Câmara e submetido ao Senado.

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (27/05) o fim da reeleição para cargos no Executivo: prefeitos, governadores e presidente da República. Após todos os partidos orientarem suas bancadas a favor da emenda no âmbito da PEC da Reforma Política, a reeleição foi extinta a partir das próximas eleições. Na votação desse primeiro turno foram 452 votos favoráveis, 19 deputados foram contra a mudança e uma abstenção.

O PSDB e o PSD também apoiaram o fim da reeleição e defenderam o aumento do mandato para cinco anos. O período em que um chefe de Executivo pode se manter no governo, no entanto, ainda não foi analisado pelos deputados.

A Câmara retomará a votação de outras emendas da PEC da Reforma Política, como a coincidência ou não das eleições para presidente, governador, prefeito, senador, deputado e vereador num mesmo pleito e não mais a cada dois anos como ocorre hoje. A pauta inclui o fim do voto obrigatório.

Fontes: Folha-PE | Valor

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 6310435011667136071

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora