Um show de Calouros em Panelas (PE)

ASELPA SHOW

Aselpa Show, apresentação de 11-07-1974


Apresentação de 09-05-1976, Aselpa Show Panelas-PEO Aselpa Show era um evento apresentado na cidade na década 1970, um show de Calouros de Panelas, onde a população participava disputando as melhores colocações, mostrando seus dons artísticos, uma espécie de show de talentos mesmo. Apresentado por muitos anos pelo seu idealizador, o professor de história e escritor Luís Manoel, panelense que tinha uma ligação forte com a cultura local.
Concurso Aselpa Show, apresentação de 09-05-1976
Inspirado no Programa do Chacrinha, homens, mulheres e crianças, se apresentavam e eram avaliados pela mesa de jurados. O Aselpa Show levava alegria e entretenimento à população que se reuniam no espaço do Teatro paroquial Dom Adelino para assistir ao show dos conterrâneos. Todas as categorias de artistas se apresentavam principalmente cantores e atores que participavam do show em público. O evento era realizada todos os anos, a população marcava presença assídua em todos os eventos. A cada ano era feita uma homenagem a uma mãe ilustre da cidade já que o Aselpa show era realizado no mês de maio no dia das mães.

Aselpa Show Panelas-PE, Mesa jugadora de 1978
A mesa de jurados tinha como convidados pessoas “ilustres e importantes da cidade” como o prefeito, o padre, o juiz, comerciantes locais, entre outros. Os autores da arte popular apresentada no Aselpa Show eram cidadães do povo, panelenses que faziam arte sem nunca terem frequentado uma escola de arte, aram artistas anônimos que também levavam alegria, emocionavam e realizavam suas obras e peças mesmo sem nenhuma estrutura econômica, mas, conseguiam traduzir o cotidiano da época e o meio em que viviam através de suas representações artísticas.

Fonte: Elielma Santos
Fotos: Acervo particular de Socorro Jeronimo

Veja mais publicações sugeridas para você

História 8431542367410289304

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

SEJA INTELIGENTE!

SEJA INTELIGENTE!
"A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo" (Joseph Addison)

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

AS DÍVIDAS DE SÉRGIO MIRANDA

Antes que algum fanático desinformado apareça dizendo que estou mentindo, segue os links do site oficial do Tribunal de contas do Estad...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora