Compesa preparou racionamento de água rigoroso em municípios do Agreste

Publicado em 30/04/2015 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
Devido à estiagem que chega ao quarto ano, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) preparou calendários rigorosos com vários dias sem abastecimento em localidades do Agreste para, no mínimo, os próximos quatro meses.

A medida foi divulgada na quinta-feira (23/04) e serve para os municípios: Bezerros, Caruaru, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Gravatá, Passira, Riacho das Almas, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes. O cronograma deve valer a partir do dia 1º de maio e é uma ação protetiva para a Barragem de Jucazinho, uma das que abastecem os municípios relacionados, a fim de que não entre em colapso. O reservatório possui capacidade para 327 milhões de metros cúbicos de água. Em abril do ano passado, estava com 30% disto e, no momento, abriga pouco mais de 25,7 milhões - isto é, 7,8%. Diante da realidade, segundo a assessoria de imprensa da Compesa, foi feito planejamento com base em dados da Agência de Águas e Clima (Apac), que prevê precipitação abaixo ou na média para este inverno.


PROGRAMAÇÕES

Municípios

Rodízios

Bezerros

Dois dias com e 10 dias sem

Caruaru

- 40%: três com e quatro sem

- 60%: quatro com e três dias

Casinhas

Três com e seis sem

Cumaru

Dois com e três sem

Frei Miguelinho

Três com e seis sem

Gravatá

Dois dias com e 10 dias sem

Passira

Quatro com e três sem

Riacho das Almas

Três com e quatro sem

Salgadinho

Três com e seis sem

Santa Cruz do Capibaribe

Dois com e 28 sem

Santa Maria do Cambucá

Três com e seis sem

Surubim

Dois com e seis sem

Toritama

Dois com e 12 sem

Vertente do Lério

Três com e seis sem

Vertentes

Três com e seis sem

Fonte: G1/Pernambuco

Caso a população perceba que não houve o cumprimento, pode acionar a instituição pelo telefone 0800-081-0195, de orelhão ou telefone fixo, ou 0800-081-0185, que atende a chamadas de celular.

Em Panelas-PE (cidade), o racionamento deu uma trégua, ainda falta água em alguns momentos nas residências, mas, o racionamento da Compesa que vinha sendo executado desde Fevereiro deste ano (2015), onde eram 2 dias com água e 10 sem, parou. O motivo é porque a barragem que abastece a cidade aumentou seu volume de água devido a pancadas fortes de chuvas que caíram este mês de Abril na região. Confira a seguir algumas fotos capturadas este mês da barragem São Sebastião em Panelas.

Imagens da barragem São Sebastião em Panelas (PE): 25 de Abril de 2015

barragem São Sebastião em Panelas (PE)

barragem São Sebastião em Panelas (PE)

Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 3554431137315497304

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora