ÁGUA: Novo reservatório e barragem para Panelas

Vereadores pedem novo reservatório e barragem para Panelas para solucionar a falta d’ água na cidade e resolver o problema do abastecimento.

Panelas precisa de solução para o abastecimento de água na cidade!
Imagem de 2013 - Barragem São Sebastião (da Compesa) que abastece a cidade de Panelas.
Vereador Denival na tribuna do Legislativo. Foto: Agreste FM.
Na última quinta-feira (26/02) durante a sessão da Câmara de Vereadores de Panelas-PE, o vereador Denival Melo (PMN), apresentou um requerimento endereçado ao Governo do Estado para que interceda na situação que vem causando transtornos aos moradores da cidade. O vereador solicitou que fossem feitos estudos pela Compesa (Companhia de Saneamento Pernambucana) para construção de mais um reservatório de água potável na zona rural, minimizando e até solucionando a falta de água no abastecimento que ocorrem em toda a cidade. Na ocasião o presidente da Câmara, Manoel Caboclo (PTB), pediu empenho dos vereadores, “Vou pessoalmente levar esse requerimento de total importância para o povo, tanto de Panelas como de Cruzes” disse Manoel. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Desde fevereiro deste ano (2015) a Compesa iniciou um racionamento de água, onde o abastecimento é realizado por setor, com cerca de 2 dias com água e 10 sem, e já informou que o racionamento continua neste mês de março na cidade. O fato é que no mesmo período em 2014 houve o mesmo racionamento por parte da empresa, e no ano anterior (2013) foi a época mais seca das últimas décadas na cidade, causando um colapso no abastecimento de água em Panelas por causa das estiagens que consequentemente secou a única barragem que abastece a cidade. No período do colapso, houve protesto da população fechando a BR 104 e promessa da construção de uma adutora da barragem Patameiro para a barragem da Compesa (São Sebastião), obra que não foi realizada.

Promessas

A grande obra em andamento na região é a construção da barragem Panelas II no rio Panelas, no município de Cupira, a principal finalidade desta barragem é a contenção das enchentes na bacia do rio Una. No entanto, a cidade de Panelas vive períodos de seca todos os anos e a falta d’ água é um problema que precisa de solução emergencial, como prometeu em 2013 o presidente da Compesa, Roberto Tavares à população panelense: "o problema precisa ser resolvido em caráter emergencial” disse Roberto em encontro com o prefeito de Panelas Sérgio Miranda.

O requerimento do vereador Denival (PMN) ao Governador do Estado Paulo Câmara (PSB) talvez faça o papel de lembrete, já que o mesmo fez a promessa durante comício eleitoral na cidade em 2014, prometendo resolver o problema da falta d' água em Panelas. "Em 2015, estarei aqui, como governador, inaugurando a adutora que trará água da barragem de Panelas II. E Fernando Bezerra Coelho vai me ajudar, lá de Brasília, pressionando o Governo Federal a concluir a Adutora do Agreste, para resolvermos definitivamente o problema do abastecimento na região", prometeu Paulo Câmara, no sábado (27/09/2014) em praça pública no centro da cidade.

Mais sobre:

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 8838860646946559618

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora