Limpando o lixo político

"Limpe sua vida de toda a culpa de um possível futuro governo de pessoas pobres de espírito e ricas de discursos vazios."
Antes de falar dos princípios previstos no artigo 37 da Constituição... O cidadão panelense está cada vez mais atento a acontecimentos que permeiam o cenário político do nosso município. Hoje é mais comum conversar com pessoas que comentam de modo inteligente e que se preocupam com questões de cunho conceitual que mais tarde fornecerão alicerces argumentativos que serão difíceis de derrubar por quem quer que não tenha estudado previamente o assunto. Penso que a solução do problema esteja na autoeducação, na busca pelo conhecimento. Não abandonando os ensinamentos escolares, mas ampliando esses conhecimentos, dividindo o peso com nossos educadores.

Algumas pessoas não gostam da forma que escrevo por acharem que é demasiadamente agressiva ou coisa do tipo. Não tenho problemas em elogiar um trabalho bem feito, no entanto, aprendi com Miguel Reale que “o hipócrita é o que mais se esmera na prática de atos blandiciosos.”. Penso que moderar em defender a verdade é serviço prestado à mentira, como colocou o mestre Olavo de Carvalho. Não acredito que a solução esteja em ficar calado ou imitar uma boiada, nem em fortalecer um determinado grupo político, mas justamente em deixar a militância apenas para os que pretender ingressar na carreira política.

Isso não significa que o cidadão deve esquecer-se da política ou não acompanhar os acontecimentos que norteiam esse meio. Significa que devem agir como juízes, conhecendo os fatos, levantando questões, ouvindo as partes e executando a sentença na urna. Sem proselitismo político. Sem aliar-se a o lado “A” ou “B”. Julgando de modo imparcial as atitudes e os discursos dos que pretendem administrar o bem público.

Note que já estamos fazendo críticas há tempos sobre a falta de competência de muitos de nossos legisladores e essa incompetência ficou ainda mais evidente quando o Tribunal de contas do Estado (TCE) observou que os vereadores desobedeceram a uma lei Federal n° 10.172/2001 quando não elaborou o Plano Municipal de Educação (PME). Pior do que a não elaboração de um instrumento que guiaria os rumos da educação do município é imaginar um plano elaborado por vereadores que aparentemente nunca passaram na porta de uma sala de aula. Tudo indica que vão passar essa “bucha” para alguns professores e chamar isso de “participação da comunidade”. Menos mal.

O executivo também está com seus problemas em dia, já as soluções nunca estão. Sérgio Miranda faz o que sempre fez para resolver os problemas de Panelas: Nada. E muitos acreditam que ele tem boas intenções e que isso é tudo coincidência. Afinal, já se tornou comum político picareta e corrupto reeleito e solto no país.

O Prefeito de Panelas disse uma frase reveladora em uma das entrevistas que deu à rádio Agreste FM, disse que: “tinha gente que não sabia o que era política". Com toda aquela prepotência que já faz parte da ilusão deque ele mesmo sabe alguma coisa. Fez esse comentário sem lembrar que ele já chegou a inobservar Leis Federais que qualquer semianalfabeto míope em administração pública veria de longe.

Os princípios norteadores da administração pública são Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência entre outros. Com isso finalizamos lembrando que o atual gestor do município fracassou em cada um desses e que a junção das primeiras letras, desses princípios torna evidente o que o cidadão deve fazer na política através das urnas: LIMPE!

Limpe a cidade de toda essa corja de lixo político que varre tudo de bom que há em nosso município. Limpe o caminho do futuro de nossas crianças. Limpe sua vida de toda a culpa de um possível futuro governo de pessoas pobres de espírito e ricas de discursos vazios. LIMPE!

Por Pierre Logan

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 3462510995184221900

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora