Prefeitos terão que conciliar orçamento com o aumento das contas

A partir de 2015, com o aumento do salario mínimo e reajuste do piso salarial dos professores, dificultará a gestão do orçamento das prefeituras e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

José Patriota - Presidente da AMUPE
José Patriota - Imagem reprodução da entrevista.
O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) relatou as dificuldades enfrentadas pelos municípios para cumprir o novo salario mínimo e principalmente o piso salarial dos professores em 2015. O valor do piso passou de R$ 1.697 em 2014 para R$ 1.917,78, um reajuste de 13,01%, acima da inflação.

Nesta quinta-feira (08/01) em entrevista ao Jornal Bom Dia PE da TV Globo, O presidente da Amupe, José Patriota, disse que "Tá inviável essa gestão da forma como vem se dando os reajustes, não que o professor não mereça, acho que ainda é pouco, o professor merece muito mais, entretanto, está ficando inviável fazer uma gestão eficiente e se cumprir toda a legislação em vigor".

A Lei do Piso estabelece o valor mínimo a ser pago aos professores com formação de nível médio, com jornada de 40 horas semanais. O reajuste é feito anualmente, com base no aumento do percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente pelo Fundeb. Já a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece limites de comprometimento com despesa de pessoal. Quando a prefeitura extrapola o limite máximo de 54%, o gestor fica impedido de contrair novas despesas e ainda pode ser punido.

A maioria das cidades em Pernambuco, principalmente no interior, como por exemplo, Panelas-PE, depende do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que corresponde a mais de 90% da receita da maioria desses municípios. “Quando você soma as despesas fixas versos à receita media de cada município, a conta não fecha e o município fica sem capacidade de investimento.” Disse José Patriota.

Veja também:

MAIS DE 90 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS EM CRISE COM DESPESAS DE PESSOAL

Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 1646294406279485841

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora