Aprovamos o superávit

"A má administração do dinheiro é a responsável pela falência de muitas famílias."
O Brasil acordou. Dizem que estava bêbado, cambaleou, praguejou contra os “céus” de Brasília, titubeou em alguns momentos, quebrou algumas coisas como todo bom ébrio. Dizem que caminhou até achar outra garrafa, sentou perto do estádio mais próximo e assistiu a “copas das copas”. Se o Brasil perde ou ganha (de sete) não importa, afinal, o que importa é a festa. Desde que éramos crianças aprendemos que o que importa é a competição. Competir é o que importa, seja em um país com 200 milhões de habitantes (e subindo) ou em uma cidade com 25 mil habitantes (e descendo).

Nunca se esqueça de dizer a seu filho (a) que nunca se deve brincar com fogo e com dinheiro. Na verdade, com fogo, pode, mas só se ele for artista de circo ou coisa do tipo. Com dinheiro nunca se pode brincar, nem mesmo se você for o presidente do banco mundial. Dinheiro é coisa séria e você deve ter muito cuidado ao trabalhar com ele, principalmente, se esse dinheiro não for seu. “A má administração do dinheiro é a responsável pela falência de muitas famílias”, disse meu querido e excelente professor de economia, Álvaro Gomes, no primeiro dia de aula.

No parágrafo anterior repeti muitas vezes a palavra “dinheiro” e apenas uma vez a palavra “circo”, equívoco meu, a realidade apresenta justamente o contrário. Uma coisa podemos dizer com toda convicção: Quando há interesses partidários em jogo, os parlamentares trabalham até a exaustão. Acredite ou não foram 19 horas de trabalho árduo e muito barulho para aprovar a PLN 36/14 que alterou a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) deste ano (viu? Sem vírgula). Pronto, o calculo do superávit já foi reajustado, portanto é hora da recessão econômica e do recesso parlamentar.

Entendo perfeitamente que os petistas vão discordar do que acabei de escrever (eles discordam de todos que não concordam com eles), mas não se preocupem, vou colocar no fim deste artigo o nome de todos os representantes eleitos em Pernambuco que votaram a favor da PLN/36 (vários partidos). Porque isso não foi obra só do PT ou do PMDB, (esse último é o que manda de verdade nesse país) isso foi obra sua e minha, caro leitor/eleitor, pois eles representam você e eu. As escolhas deles nada mais são do que, supostamente, nossas escolhas. Lembrem-se disso na próxima eleição.

“Mas o que diabo é esse tal de superávit primário?” Curto e grosso: É o dinheiro que o governo consegue economizar. É um tipo de poupança para pagar juros da dívida pública. Digamos que o governou arrecadou os impostos, retirou as fatiazinhas da educação, segurança, saúde..., enfim, sobrou um dinheirinho, então, esse saldo positivo no final é o superávit primário. Se for o contrário e o governo gastar mais do que arrecadou, teremos o déficit primário. Pronto, não é uma explicação das mais completas, mas por enquanto basta para entender esse artigo.

Sei que vão dizer que não sabem o motivo desse estardalhaço todo já que desde mil novecentos e não sei quanto isso já vem sendo feito. ERRADO. Dessa forma que foi feita nunca se viu “na história desse país”. Existem muitas manobras contábeis possíveis e que podem ser utilizadas, na verdade já foram utilizadas e são legais. Em 2009, por exemplo, houve depósitos judiciais antigos recebidos pela união no valor de 8,9 bilhões e 3,5 bilhões vieram do BNDES que teria direito a receber dividendos da Petrobrás, olha aí, legal nos dois sentidos da palavra. Em 2010 injeção de dinheiro na Petrobrás, 31,9 bilhões (legal também), em 2012 a Caixa Econômica e o BNDES pagaram dividendo aos acionistas, 7 bilhões (bacana), em 2013 refis e concessões juntos deram 44 bilhões (Ótimo).

Tudo isso é legal, já foi feito e, pelo jeito, deu certo. Entretanto, o que mais me incomodou foi o chute que o povo levou nas nádegas (no popular: bunda) enquanto estava sendo posto para fora. Uma senhora sendo “gentilmente conduzida” até a sarjeta mais próxima. Esse acontecimento me fez criar esta piada infame: o povo só usa gravata quando encontra com os seguranças do governo. É sem graça, mas vem bem a calhar.

“Se você vai fazer uma coisa escondido dos seus pais é porque não é boa coisa”, dessa vez não foi o professor Álvaro Gomes, mas sim, a minha querida professora Inalda Laurindo, no ensino fundamental do João Timóteo de Andrade. E só digo isso porque foi dela que lembrei quando o povo foi posto para fora da sua própria casa. O pessoal do PSOL só faltou implorar de joelhos para que as galerias fossem abertas para o povo poder acompanhar a votação. Pior do que ser posto para fora é ser posto para fora por Renan Calheiros (PMDB-AL). Faça uma pesquisa básica sobre escândalos e corrupção na internet e vai entender o motivo.

Vou escrever uma matéria só sobre superávit primário e deixar que você tire suas próprias conclusões, mas é bom lembrar que o que impede o sequestro das poupanças é uma lei. E o que não é pétreo pode mudar. Não estou dizendo que isso vai acontecer, o que estou dizendo é que se os governantes quiserem isso acontecerá com certeza (seja feita a tua vontade).

superávit primário

E para finalizar, como prometido, os nomes de nossos representantes (somente de PE) que deram um “sim” nessa votação da alteração da LDO: Luciana Santos (PC do B), Paulo Rubem Santiago e Wolndey Queiroz (PDT), Eduardo da Fonte e Vilalba (PP), Anderson Ferreira (PR), José Augusto Maia (PROS), Silvio Costa (PSC), Fernando Ferro, Pedro Eugênio, Humberto Costa e João Paulo Lima (PT), Jorge Côrte Real, José Chaves, Armando Monteiro (PTB).

Só queria deixar registrado que o Deputado Federal Tiririca votou NÃO, e foi contra os 21 deputados do PR. É, acho que ele não é abestado.

Por Pierre Logan

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 8042310321380060141

Postar um comentário

  1. Não poder presenciar uma votação. Aprovar uma lei que permite dar o cano, que legaliza o ilegal. Troca de favores, cargos e verbas em troca de se dizer sim. Acompanhar esse dias a TV Senado e a TV Câmera, era o mesmo que assistir casos de família, com diferença, que o programa tosco e todo armado, as pessoas não ficam atendendo o celular e trocando mensagens enquanto os outros falam, com eles.
    E isso ai me representa.

    ResponderExcluir

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora