Os idiotas úteis

O termo, “idiota útil”, não foi inventado por mim para ofender ninguém, que fique claro isso. É um tipo de jargão do meio político que vem do início da Revolução Russa. Um termo pejorativo que usaram para descrever os ocidentais que simpatizavam com ideologias soviéticas e com o tempo passou a ser usado como discrição de alguém que se acha muito inteligente, mas é persuadido facilmente pelos que estão no poder. As pessoas que se meteram na política partidária, escolheram um lado sem analisar criteriosamente de modo cuidadoso e racional, são exemplos de idiotas úteis.

"O idiota útil não tem nem capacidade de ser hipócrita, pois acredita em todas as mentiras que diz."

Resumindo a opera: É aquela pessoa cuja única utilidade é ser usada como idiota. Massa de manobra. Não tem opinião própria. Fala só o que acha que vai agradar o chefe. Compartilha notícias no Facebook sem conferir a veracidade da informação. Sai repetindo tudo o que ouve do seu grupo sem se preocupar em estudar a fundo a questão. O idiota útil não tem nem capacidade de ser hipócrita, pois acredita em todas as mentiras que diz.

Digamos que você seja um cara muito inteligente, um verdadeiro gênio da termofísica nuclear, no entanto, não entende nada de política, não acompanha o mundo político, não gosta, mas não perde a oportunidade de fingir que acompanha as notícias, discutir sobre o assunto e, principalmente, repetir tudo o que o partido que você apoia fala. Você defende com unhas e dentes esse grupo político por alguma razão e espalha fotos, notícias, mensagens, frases e qualquer coisa que você achar na internet e “achar” que é verdade. Então, você é um idiota útil.
Aposto que enquanto lia os parágrafos anteriores você pensou em muitos amigos e conhecidos que se encaixariam perfeitamente nesse perfil. Pois é, existem muitos e a maneira mais fácil de perceber isso é observando o comportamento das pessoas nas redes sociais.

Já reparou como antes da campanha eleitoral as pessoas estão preocupadas com a própria vida e só colocam fotos de passeios, poses em frente a um espelho, uma imagem de autoajuda e coisas do tipo? Já percebeu que durante a campanha eleitoral elas divulgam noticias dos principais jornais, projetos, índices de desenvolvimento do país?

Então, de repente “baixa um santo” de cientista político nas pessoas e elas sabem tudo o que passou no país nos últimos vinte anos (algumas não têm nem quinze). Pessoas que nunca saberiam fazer uma conta de divisão com mais de quatro números no dividendo de uma hora para outra conseguem calcular porcentagens, PIB, inflação, juros simples e compostos e muito mais. Pessoas que não saberiam nem interpretar uma redação do ENEM começam divulgar matérias da The Economist.

Mas como tudo tem seu fim, as eleições também não duram para sempre e, infelizmente, essa genialidade vai embora do mesmo jeito que chegou; de uma hora para outra. As pessoas voltam a postar fotos em frente ao espelho, passeios e festas em família. Não querem mais saber de política e de jornais. Dormem quatro dias na fila para comprar o novo iphone e chegam atrasadas na prova do ENEM. Esses cidadãos deixam de se importar com essas coisas chatas como política, sociedade, economia e desenvolvimento nacional. A discussão agora é: “passeio kasamigas lindas (foto)”!

Essa é a parte que se refere ao Brasil como um todo, mas Panelas está repleta de idiotas úteis. Eles estão por todos os lugares e em vários grupos políticos. Alguns, inclusive, nem são de grupos políticos, apenas “tomam as dores” de amigos e familiares que também são idiotas úteis e nem sabem o porquê de terem escolhido tal posição política. Passaram anos chorando suas “gaias corníferas” nas redes sociais e só agora passaram a militar pelo bem de todos.

Em Panelas é possível constatar na prática que a câmara de vereadores está vazia nas quintas feiras da vida (muitas vezes nem os vereadores vão), mas durante a campanha todo mundo sabe em quem votar. De alguma forma todo mundo sabe qual o cara certo para representar o povo e se você discordar é porque você é burro, não sabe do que está falando e é alienado.

Você vê por acaso a militância da oposição (políticos e não políticos) nas redes sociais ou na câmara quando não estamos em período eleitoral? Você vê a turma da situação postando notícias sobre como tudo está indo bem em Panelas? Você chegou a perceber os compartilhamentos de notícias políticas de nosso município fora da campanha? A ultima matéria desse site sobre o fato de Panelas está na lista dos municípios que poderão ter fiscalização do Detran em transportes de estudantes não teve tanta repercussão quanto teria se fosse em época de campanha.

Os idiotas úteis estão à solta pelo município, mas caladinhos e de olhos bem abertos para a própria imagem no espelho. Os idiotas úteis estão ocupados de mais com o whatsapp e com suas relações pessoais para se preocupar com a vida da comunidade, para ler um bom livro ou as notícias. Os idiotas úteis estão esperando a hora de serem solicitados pelas “lideranças” para começar a militar em nome de tudo o que os outros falam, pensam e dizem que é verdade porque idiota útil não pensa, só age em nome do que os outros já pensaram.

Por Pierre Logan


Os idiotas úteis

Veja mais publicações sugeridas para você

Opinião 5211836049320747431

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora