Obras com verbas do FEM em Panelas, por que só agora?

Placa das obras de pavimentação em Panelas-PE Desde a criação do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), o fundo vem repassando verbas para obras nos municípios, só em 2013 quando foi criado, a prefeitura de Panelas recebeu quase 1 milhão (R$ 984.457,80) de reais para investir no município, período em que a cidade passava por uma seca em consequência das estiagens, na época a barragem local que abastece a cidade havia secado, as expectativas eram que fossem investido parte desse dinheiro do FEM para solucionar o problema. Mas, não foi feito, as chuvas voltaram e resolveu o problema do colapso de água em Panelas.

O FEM criado em Fevereiro de 2013 pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, foi uma ação de grande importância para os municípios, já que o objetivo seria o investimento nas áreas de infraestrutura urbana e rural, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade. No entanto, depende das prefeituras como e onde vai investir, o fato é que em Panelas não se viu obras correspondentes a tais objetivos.

E como transparência não é uma marca da atual gestão municipal, não se sabe quanto, como e onde foram ou são gastos as verbas dos “recursos próprios” antes tanto usado nas placas em obras municipais, mas, quando são colocadas placas em obras que esteja sendo realizado com verbas repassadas por algum programa ou recurso Federal (PAC 2) ou Estadual (FEM) há transferência.

Município transformado em canteiro de obra pelo FEM em 2014

Já em 2014, mais precisamente a partir do segundo semestre deste ano, Panelas se transformou em um verdadeiro canteiro de obras, em sua maioria com recursos do FEM. Este ano foram mais de 1 milhão em investimento no município, um total de R$ 1.185.859,24. A partir de então, nunca se viu tantas obras feitas por aqui em um período curto de tempo: pavimentações de ruas com inaugurações, reforma do hospital da cidade e PSF, destruição da principal praça da cidade e construção de outra, construção de barragens no povoado de Pau Ferro e na zona rural entre outras.

Há obras que estão sendo feitas no município que o recurso é do governo federal, como a construção da Quadra Poliesportiva Dom Moura, construída no local onde era o açude da cidade e uma escola próximo a BR 104 no povoado de Pau Ferro, ambas as obras no padrão FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Apoio político

Em ano de eleição qualquer ação do tipo: “município transformado em canteiro de obra” se torna tendenciosa a fazer propaganda a algum candidato. Em Panelas o prefeito do município Sérgio Miranda apoia o candidato a governador do Estado de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) que tinha o apoio também do falecido Eduardo Campos e na esfera Federal a candidata a Presidenta da Republica Marina Silva (PSB), coligação que tinha antes Eduardo como candidato.

Talvez por isso a confecção de tantas placas com as informações obrigatórias de transparência dos recursos e dados da construção para as tantas obras do FEM (Fundo Estadual criado por Eduardo Campos) no município, enquanto que as placas das obras feitas pelo Plano de Aceleração do Crescimento - PAC2 do governo Federal (exercido por Dilma Rousseff que também é candidata a reeleição para presidente pelo PT) tenham ido ao chão ou sumido.

Há certa ligação em tudo isso, cujo elo construído entre o prefeito do município com o governador estadual, foi em troca de apoio político. Mas, por que só agora as obras? Por que é ano eleitoral.

Confira algumas imagens de obras em Panelas-PE

Reforma do Hospital da cidade com recursos do FEM e aquisição de novas Ambulâncias.
Reforma do Hospital da cidade com recursos do FEM e aquisição de novas ambulâncias.

Recursos do FEM - Construção de barragem na zona rural e pavimentações de ruas nos distritos.
Recursos do FEM - Construção de barragem na zona rural e pavimentações de ruas nos distritos.

Obras com recursos federais - Escola no povoado de Pau Ferro padrão FNDE e Quadra Poliesportiva da escola Dom Moura.
Obras com recursos federais - Escola no povoado de Pau Ferro padrão FNDE e Quadra Poliesportiva da escola Dom Moura.

Veja mais publicações sugeridas para você

Transparencia 4902991970606184838

Postar um comentário

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora