Praça da cidade sendo destruída: A culpa é do “sergianismo”

Publicado em 25/08/2014 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
Um rei de Portugal, D. Sebastião, sumiu durante uma determinada guerra. Até hoje existem pessoas que acreditam que o “sumiço” foi força divina e que um dia o rei voltará. Ficam esperando eternamente a volta desse cidadão. Alguns chamam isso de “síndrome do sebastianismo” (esperar em vão). Em Panelas sofremos com um tipo semelhante de problema. Veremos qual é.

Recebi uma mensagem que dizia: “Praça da cidade sendo destruída!” (foto). Imediatamente comecei a ligar para várias lideranças da cidade para pedir que alguém parasse aquela obra, mas logo descobri que foi um projeto aprovado pelos representantes do povo e que, a priori, tudo está sendo feito conforme a lei e os “bons costumes”.



Após conversar com algumas pessoas que se comprometeram em solicitar e me passar o tal projeto, fiquei mais tranquilo. No entanto, parei para tomar um café e refletir sobre a mensagem: “Praça da cidade sendo destruída”. Com que objetivo me enviariam uma mensagem como essa, que facilmente poderia me induzir a um erro tão primário? Alguns minutos se passaram e não consegui chegar a nenhuma conclusão. Quando não consigo entender claramente o que acontece no presente, volto no tempo e começo a procurar o que perdi (filosofia budista).

A praça precisava de uma reforma como essa? Acho que não. A mesma gestão que nega um valor que já deveria ter sido pago aos professores, alegando que “dinheiro não dá em arvore”, teria dinheiro para refazer uma coisa que já está feita? Depende. Estou fazendo as contas de quanto a prefeitura arrecada anualmente e quando gasta com obras de “recursos próprios” e antes de compartilhar com vocês, vou refazer esses cálculos, pois não estão batendo com os da prefeitura (o problema deve ser meus cálculos). Pretendo divulgá-los no final do ano.

Acredito que os “eleitos” faltaram na aula de prioridades (a barragem que o diga). Mas o que a bendita mensagem estaria querendo me dizer? Por que, mesmo com tanto para fazer em Panelas, a prioridade foi justamente reformar o que não precisava? Será que nossa cidade, que sempre é chamada de “carente” pelos próprios governantes (ricos) tem condições de manter uma reforma do hospital (não acabada), a praça atrás desse mesmo hospital (não acabada), a obra do açude (anos), ainda não acabada, e as diversas outras obras que ainda não foram acabadas? Opa! Matamos a charada.

A praça da cidade está sendo destruída, pois há uma doença que afeta nossa cidade. Essa doença chama-se “sergianismo”. Seus sintomas mais comuns são: nunca terminar nada, colocar a culpa nos outros, fingir que está tudo bem e se achar superior a os demais. É um tipo de esquizofrenia para governantes. A praça está sendo destruída até que se prove o contrário e só se provará o contrário quando terminar a obra (coisa rara numa cidade afetada pelo “sergianismo”).

Mas essa doença tem uma característica interessante: ela tem uma forte tendência em ficar latente durante as eleições. Chegamos inclusive a achar que os políticos estão trabalhando (espernear é um dos sintomas). Todos estão ocupados e correndo para eleger seus “coleguinhas”, o que demonstra a tamanha incompetência dos afetados pela síndrome do serginaismo, pois se estivessem trabalhando durante os anos que deveriam, não precisariam estar se “matando” para ganhar votos para seus aliados.

Os professores foram até a câmara e perderam seu tempo. Eu que acompanho as reuniões da câmara estou perdendo o meu, já que os vereadores de Panelas mudaram o horário das reuniões para um horário em que nem eles conseguem ir (outro sintoma do sergianismo). Enquanto isso a cidade é demolida, e, como as obras nunca são terminadas nosso município vira um grande monte de entulho. Então respondi a mensagem: “A culpa é toda do sergianismo!”.

Por Pierre Logan

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 8179917380508526246

Postar um comentário

  1. olha quanda era muleque costumava brinca nesta praçinha hoje ele derruba ele não se contetou com o asude de panelas que pena panelas ja foi melhor pulitica é uma merda héje segio miranda esta no rumo dois canidatos palhaço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem que mudar, permanecer no erro é burrice.

    ResponderExcluir
  3. Sergianismo é uma doença séria . Acho sinceramente que se começa muita coisas para se dizer que algo é feito. Se você inicia coisas grandes em vários lugares, que se movimentando por um tempo, antes de entrar para o esquecimento. Pode sempre usar a desculpa que toda a cidade está em obra em pró melhorias, depois durante a eleição é só dizer que se queremos ter essas obras terminadas, devemos votar em quem começou. Trapaça armada.

    ResponderExcluir

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora