Invasão dos Grilos

Publicado em 07/10/2013 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
Os grilos invadiram a cidade, os distritos e vilas. O município está tomado por estes insetos de canto estridente e irritante. Por que essa invasão de grilos?


Final do inverno e início da primavera traz consigo não só a estação mais florida, mas também a chegada de visitantes indesejáveis, os grilos estridentes e detestáveis. Para biólogos, ambientalistas e entendidos do assunto, a invasão de grilos representa desequilíbrio ecológico, isto é, ausência de predadores, aumento da temperatura ambiental e falta de alimento, já que este inseto se alimenta de plantas e os vegetais desapareceram em conseqüência da seca.

Os grilos são insetos relativamente grandes: olhos compostos grandes, pronoto grande. O fêmur da perna posterior geralmente é dilatado para melhor desempenho nos saltos. Estes insetos medem cerca de 1,5 cm, com as antenas do mesmo comprimento do corpo. Alguns possuem asas. Possuem órgãos auditivos para perceber os sons produzidos pelas suas asas.

Em todo o mundo, existem cerca de 900 espécies de grilos. São insetos onívoros, terrestres e noturnos. Geralmente sai em busca de alimento durante a noite, pois fica entocado durante o dia. Sua alimentação pode conter cereais, plantas, fungos, alimentos humanos, tecidos de lã e restos de outros insetos. Eles tem como principais predadores animais como sapos, cobras, pássaros e aranhas.

Em algumas culturas são criados como animais de estimação e em várias partes do mundo ainda são consumidos como alimento, assim como comemos as tanajuras (formigas) por aqui. Que tal um grilinho assado?

Fontes das informações como referência: Recanto das Letras e Minuto Sertão
Adaptação e imagem para postagem: Guilherme Amarino.

Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 3509388993284496788

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora