Deficit Atuarial: Prefeitura poderá não ter dinheiro para saldar benefícios dos servidores aposentados

Publicado em 19/08/2013 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
A realidade dos fundos de previdência dos municípios de Pernambuco é uma "BOMBA RELÓGIO" disse Teresa Duere (presidente do Tribunal de Contas do Estado). O Deficit Atuarial atinge 97% dos 143 municípios que possuem plano único de previdência.

Um balanço divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou uma questão preocupante: o déficit nos fundos próprios de previdência dos municípios pernambucanos. Dos 143 municípios que possuem plano único de previdência, 97% estão com déficit atuarial, o que representa risco futuro para a aposentadoria dos servidores públicos municipais.

Tereza Duere (TCE), chamou esse escândalo de "BOMBA RELÓGIO". "Parcelar dívidas previdenciárias em até 240 meses, como muitos prefeitos estão fazendo no intuito de obterem o CRP (Certificado de Regularização Previdência), não é a solução para o problema, porque sacrifica financeiramente as prefeituras e transfere a "Bomba Relógio" para o próximo gestor." - afirmou Tereza.

Tereza explicou ainda que os municípios do Estado, em grande parte, optaram por fundos previdenciários municipais, quando não têm nem estrutura profissional nem recurso próprio equilibrado para mantê-los. Quando falta dinheiro (para ações), o prefeito recorre primeiro ao fundo de previdência, comentou. Este é o caso da Prefeitura Municipal de Panelas (PE).

MAS O QUE É DEFICIT ATUARIAL?


Em uma definição simples é quando os cálculos atuariais (a diferença entre o compromisso líquido do plano previdenciário e os ativos financeiros garantidores do sistema de previdência existentes) avaliam que no futuro não haverá dinheiro para saldar benefícios de caráter previdenciários contra­tados. Ou seja, não haverá dinheiro para pagar os servidores públicos aposentados.

Fonte das informações: Jornal do Comerciompas.gov.bralepe.pe.gov.br

Em entrevista para a rádio Cupira FM o consultor financeiro Emerson Cavalcante fala sobre o déficit atuarial, confira o áudio da conversa no YouTube: Clique aqui! ou aperte o play abaixo no vídeo.


Veja mais publicações sugeridas para você

Notícia 6270950650157763209

LIVE: Reunião Legislativa 19/10

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Fim da Zona Eleitoral de Panelas

Juiz Eleitoral de Panelas-PE comunica o encerramento da 49ª Zona Eleitoral do Estado de Pernambuco. O Excelentíssimo Senhor Juiz El...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

No facebook

Online agora