Governo Federal oferece bolsas de estudos para estudantes de instituições federais de ensino superior

Publicado em 16/05/2013 | Da redação do Panelas Pernambuco
A+ A-
Através do Programa de Bolsa Permanência – PBP o Governo Federal oferece um auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior para que o mesmo possa concluir seus estudos.

O que é o Programa de Bolsa Permanência?

Em linhas gerais, o Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Seu valor, estabelecido pelo Ministério da Educação, é equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de iniciação científica, atualmente de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Objetivo do Programa

Seus objetivos são:

I – viabilizar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas;
II – reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil;
III – promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho acadêmico.

Quem Pode participar?

Poderá receber a Bolsa Permanência o estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

I - possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio;
II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;
III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
IV - ter assinado Termo de Compromisso;
IV – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.
Além disso, o Programa prioriza os indígenas e quilombolas, que, independente da carga horária dos cursos nos quais estão matriculados, poderão receber o recurso.

Mais informações acesse o link abaixo:
http://permanencia.mec.gov.br/

Veja mais publicações sugeridas para você

Informativo 1825908414473573156
"Crônicas de um mundo moderno"
Acesse o site oficial Pierrelogan.com.br

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Composição da Câmara de Vereadores de Panelas-PE mandato 2017-2020

Vereadores que fazem parte do Poder Legislativo Municipal de Panelas-PE, mandato 2017 a 2020. No início de janeiro (01/01/2017) tom...continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

Saúde ›› Janily Alves

Política ›› Pierre Logan

Educação ›› Sheila Alves

Panelas Pernambuco Podcast

No facebook

Online agora