O Cenário Municipal para 2013 é de Prefeituras falidas e endividadas

Três dias após o pleito, mais de dois mil gestores municipais promoveram uma marcha, em Brasília, de pires nas mãos, em protesto contra os r...

Publicado em 24/11/2012
A+ A-
Três dias após o pleito, mais de dois mil gestores municipais promoveram uma marcha, em Brasília, de pires nas mãos, em protesto contra os repasses constitucionais. O cenário de crise ficou evidente, principalmente após as Eleições Municipais de 7 outubro.

Uma pesquisa inédita com 4.773 dos 5.563 prefeitos do país – 85,8% do total – revela um dado devastador para as contas das prefeituras em 2013. Quem se reeleger ou suceder vai encontrar saldo negativo em 74,8% das cidades dos entrevistados – mais de 3.570 municípios.

A queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios e a implementação do piso nacional dos professores contribuíram para o cenário, revelam os dados da sondagem feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Uma notícia boa surge da pesquisa: se não mentiram, pelo menos 81% dos prefeitos entrevistados garantem que estão pagando o piso nacional aos professores.



Corte de gastos.
A pesquisa também revela dado preocupante: 11,1% dos prefeitos ouvidos (mais de 530 cidades) estão atrasando os salários dos funcionários. E ameaçam o não pagamento até do 13º. Os direitos e leis trabalhistas não amparam os funcionários públicos?

A situação financeira dos municípios em final de mandato é alarmante, de acordo com o presidente da CNM, Paulo Ziukoski. “Existem municípios à beira da falência. Se fossem empresas privadas as prefeituras já teriam falido.

Diante dessa situação preocupante, muitos gestores em Pernambuco estão cortando gastos, por exemplo: transportes e combustíveis, lanches, difícil acesso, verbas para festas, entre outros, até o salario minimo dos funcionários.

Referências:
Links: www.girope.com.br | www.cadaminuto.com.br | www.dnonline.com.br

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 3452875640036319063

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora