Programas e Recursos para uma Educação de Qualidade

Toda escola pública pode ser uma boa escola. Na maioria dos casos depende das gestões municipais querer fazer algo de fato para melhorar a q...

Publicado em 03/10/2012 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
Toda escola pública pode ser uma boa escola. Na maioria dos casos depende das gestões municipais querer fazer algo de fato para melhorar a qualidade da educação. O Ministério da Educação oferece aos municípios recursos e programas para isso, basta apenas os municípios aderirem e usarem adequadamente.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

No Brasil, estados e municípios são responsáveis pelo ensino básico, uma atribuição formal que faz desses entes federativos parceiros diretos do Ministério da Educação na aplicação de suas políticas e programas: da formação de professores à construção de infraestruturas, do livro didático à alimentação escolar, do transporte à biblioteca na escola.

Por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Ministério da Educação oferece aos estados e municípios brasileiros programas que atendem a todas as necessidades e condições para uma educação pública de qualidade.

Os recursos federais são repassados aos municípios, que, ao aderirem às ações do PDE, assumem a tarefa de aplicá-los corretamente e de cumprir as metas de qualidade para a educação pública brasileira, medidas pelo Ideb. É assim, com divisão de responsabilidades, que o Brasil está avançando na melhoria da educação básica.

ProInfo
TODA ESCOLA PÚBLICA PODE TER EQUIPAMENTOS DIGITAIS. Esta é uma afirmação do Programa ProInfo, um exemplo de inclusão digital para todas as escolas públicas: Urbanas ou Rurais.

Com o ProInfo, o Ministério da Educação incentiva estados e municípios a avançar no uso pedagógico da informática. O programa leva às escolas equipamentos, conteúdos educacionais digitais e formação continuada para professores e gestores.

Até 2011, o ProInfo adquiriu mais de 125 mil laboratórios de informática. Para ampliar esta ação, este ano serão entregues mais de 600 mil tablets para professores do ensino médio, facilitando o acesso ao Portal do Professor, ao portal Domínio Público, entre outros ambientes do conhecimento. Fonte das Informações: MEC.

Além do ProInfo existe outros programas destinados as escolas municipais, como por exemplo: Caminho da Escola, Mais Educação, Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e construção e melhoria de quadras poliesportivas. Como foi dito no inicio: basta os municípios aderirem e usarem adequadamente.

Veja mais publicações sugeridas para você

Transparencia 65692336285598021

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora