blogpanelaspernambuco

O Poder de decisão política está com o Povo

Vivemos em um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o po...

Vivemos em um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. Esse é o sistema político do país, a Democracia. Pelo menos essa é a ideia do sistema democrático.


Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. Ainda, segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado. Um sistema de regras relativas à direção dos negócios públicos. Em outras palavras é a forma como a humanidade se organiza socialmente e distribui os poderes entre ela.

Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

Poder é um termo ditador, no entanto, funciona. Imagine você no seu trabalho, quem manda? Seu patrão é claro, pois ele é quem paga seu salario. E suas funções foram contratadas para serem exercidas, porém, você ainda tem direitos.

“Direito é a proporção real e pessoal de homem para homem que, conservada, conserva a sociedade e que, destruída, a destrói”. Numa perspectiva de Kant: ”Direito é o conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade”. Em outras palavras, você tem deveres a cumprir, regras a seguir, assim como seu patrão também as tem.

Quando você não atende ou não cumpri com suas responsabilidades, perde tais direitos, é quando se aplica as leis ou regras. Mas, quando o outro não cumpri com as responsabilidades dele para com você também perde o direito de poder.

O Brasil segue o sistema político democrático, não uma ditadura, as pessoas tem direitos adquiridos, o direito ao voto, a liberdade de expressão, a liberdade de ir e vir, no entanto, tem que seguir regras e condutas estabelecidas por leis.

O período eleitoral nos mostra claramente o poder que temos de decisão, pois o nosso futuro social depende do resultado, o futuro da nossa cidade ou município pertence a todos sem exceções. Seu presente é seu futuro e o poder está com você, pois é você que paga o salario dos políticos. E no final, as contas é você quem paga. 

Autor:  
Guilherme Amarino 
Referências:
infoescola.com
pt.wikipedia.org
blogdomarcelogomesfreire.wordpress.com

Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda 

Publicações relacionadas:

Revolução Cultural 2223991363642182554

Oferta imperdível: BLUE RAY PHILIPS (Confira aqui!)
*Ao comprar pelo mini shopping/banners/links, você ajuda a manter o blog no ar. Recebemos comissões por venda a partir daqui.

Anúncio Panelas (PE)

Anúncio Panelas (PE)

Coluna Política

Com participação do cara e a voz da Revolução Cultural Panelense, Pierre Logan.
artigos publicados.

Mural

Este mural de recados estava apresentando problemas, por isso foi retirado do blog.

Em breve disponibilizaremos uma ferramenta própria desenvolvida exclusivamente para o sistema
www.panelaspernambuco.com.br

Aguarde...

Comentários

Previsão do Tempo

Canal Panelas Pernambuco no YouTube
Publicidade

Total de visualizações

item