blogpanelaspernambuco

O Poder de decisão política está com o Povo

Vivemos em um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o po...

Vivemos em um sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. Esse é o sistema político do país, a Democracia. Pelo menos essa é a ideia do sistema democrático.


Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. Ainda, segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado. Um sistema de regras relativas à direção dos negócios públicos. Em outras palavras é a forma como a humanidade se organiza socialmente e distribui os poderes entre ela.

Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

Poder é um termo ditador, no entanto, funciona. Imagine você no seu trabalho, quem manda? Seu patrão é claro, pois ele é quem paga seu salario. E suas funções foram contratadas para serem exercidas, porém, você ainda tem direitos.

“Direito é a proporção real e pessoal de homem para homem que, conservada, conserva a sociedade e que, destruída, a destrói”. Numa perspectiva de Kant: ”Direito é o conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade”. Em outras palavras, você tem deveres a cumprir, regras a seguir, assim como seu patrão também as tem.

Quando você não atende ou não cumpri com suas responsabilidades, perde tais direitos, é quando se aplica as leis ou regras. Mas, quando o outro não cumpri com as responsabilidades dele para com você também perde o direito de poder.

O Brasil segue o sistema político democrático, não uma ditadura, as pessoas tem direitos adquiridos, o direito ao voto, a liberdade de expressão, a liberdade de ir e vir, no entanto, tem que seguir regras e condutas estabelecidas por leis.

O período eleitoral nos mostra claramente o poder que temos de decisão, pois o nosso futuro social depende do resultado, o futuro da nossa cidade ou município pertence a todos sem exceções. Seu presente é seu futuro e o poder está com você, pois é você que paga o salario dos políticos. E no final, as contas é você quem paga. 

Autor:  
Guilherme Amarino 
Referências:
infoescola.com
pt.wikipedia.org
blogdomarcelogomesfreire.wordpress.com

Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda 

Publicações relacionadas:

Revolução Cultural 2223991363642182554

COMPRE PELA INTERNET ATRAVÉS DO BLOG

>> Ver oferta imperdível!

Anúncio Panelas (PE)

Anúncio Panelas (PE)

Coluna Política

Com participação do cara e a voz da Revolução Cultural Panelense, Pierre Logan.
+ Política

Publicidade

Jornal A Voz dos Cabanos

Portal O Nordeste

Previsão do Tempo

Publicidade

Total de visualizações

item