Campanha incentiva alistamento eleitoral dos jovens para exercer o direito ao voto

A partir de hoje (19/03), as emissoras de rádio e televisão começaram a veicular, em todo o Brasil, uma campanha de esclarecimento da Justi...

Publicado em 23/03/2012 | Da Redação do Panelaspernambuco.com
A+ A-
A partir de hoje (19/03), as emissoras de rádio e televisão começaram a veicular, em todo o Brasil, uma campanha de esclarecimento da Justiça Eleitoral para incentivar os eleitores de 16 a 18 anos a tirar o título e exercer o direito ao voto.


Até os 18 anos o voto é facultativo e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição, 7 de outubro, também poderá pedir o documento para votar pela primeira vez.

Para tirar o título de eleitor, basta procurar um Cartório Eleitoral com um documento de identidade com foto e comprovante de residência, não é necessário o pagamento de taxas, o título é gratuito. O cadastramento eleitoral é realizado até o dia 9 de maio.

Atualização dos dados

Uma outra campanha será veiculada com o objetivo de conscientizar os eleitores para que não deixem para a última hora a atualização de seu cadastro eleitoral.

Os eleitores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros que irão eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em outubro deste ano têm até o dia 9 de maio para regularizar a situação de seu título eleitoral.

O prazo é determinado pela Lei 9.504/97, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral com 150 dias de antecedência da eleição. As informações são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Veja mais publicações sugeridas para você

Política 961286133567543161

Ótimas ofertas

Ótimas ofertas
Artigos esportivos e mais

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Programação da Maratona de Cruzes 2017

Divulgada a programação oficial da 34ª Maratona de Cruzes. A festa será realizada nos dias 24, 25 e 26 de Novembro. Programação da 34ª Mar...
continuar

Associado


No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Online agora