blogpanelaspernambuco

PROJETO RENASCE UMA ESPERANÇA


Desde 1997, o Projeto Renasce Uma Esperança oferece diariamente oficinas, práticas de esporte, culinária e aulas de cidadania.


 Maria Aparecida Cavalcante - A Notícia

Devolver cidadania às crianças carentes da cidade de Panelas é a principal meta do Projeto Renasce Uma Esperança, que desde 1997 vem realizando um trabalho de resgate e, sobretudo, solidariedade, fazendo cotidianamente a esperança de 300 crianças e suas famílias renascerem. Respeito ao próximo e lição de vida são as disciplinas lecionadas pelos monitores do projeto, que, na prática de esportes, em aulas de reforço, cidadania, oficinas culturais e profissionalizantes, transformam a realidade dessas crianças demonstrando que todos têm direito a uma vida digna e cheia de responsabilidades.

O principal critério de inclusão no Projeto Renasce Uma Esperança é a carência, as crianças participantes são em sua maioria de famílias humildes. Segundo a coordenadora Claudicéia Gomes, que assumiu o projeto há um ano e meio, o outro critério não menos importante é a conduta que essas crianças assumem perante a sociedade. “Às vezes nos são encaminhadas através do Conselho Tutelar crianças que apresentam algum tipo de problema na convivência em sociedade, muitas vezes são crianças que até possuem uma condição financeira mais favorável, porém, passam a ser integrantes do projetocomo uma maneira de reeducação. Graças a um trabalho realizado com muita humanidade e respeito, saem do Renasce aptos a exercerem a cidadania”, salienta a coordenadora.

Um dos orgulhos cultivados pelo Projeto são as aulas de Karatê que representam bem a filosofia da unidade, e por meio dos alunos dedicados e talentosos já trouxeram para o Renasce vários prêmios, como cita a professora Maria do Socorro da Silva, 43, pentacampeã pernambucana e campeã brasileira de katá e luta. “Antes de praticar o karatê, quando ainda viviam fora do projeto, os alunos, em sua grande maioria, tinham uma postura agressiva, tanto em casa quanto na escola, mas depois deste trabalho de resgate à cidadania, eles agem de maneira mais consciente, fazendo uso de seus direitos e deveres, e quando saem para um campeonato raramente voltam sem medalha”. Fábio Alves da Silva, 22, tricampeão brasileiro de luta, ex-aluno e atual professor de educação física da Unidade, diz que, o projeto mudou sua vida. “Ser aluno do Projeto Renasce Uma Esperança foi um presente na minha vida, e as aulas de Karatê me deram a oportunidade de crescer e de enxergar que o nosso futuro próspero depende muito do esforço que fazemos”.


Fonte: A Notícia – Edição 26
Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da FAVIP

Publicações relacionadas:

Educação 508013999903707361

Postar um comentário

A opinião do autor do comentário não refletem a opinião deste blog. Não publique spam, seja ético.

emo-but-icon

Oferta imperdível: BLUE RAY PHILIPS (Confira aqui!)
*Ao comprar pelo mini shopping/banners/links, você ajuda a manter o blog no ar. Recebemos comissões por venda a partir daqui.

Oportunidade

Coluna Política

Com participação do cara e a voz da Revolução Cultural Panelense, Pierre Logan.
artigos publicados.

Mural

Este mural de recados estava apresentando problemas, por isso foi retirado do blog.

Em breve disponibilizaremos uma ferramenta própria desenvolvida exclusivamente para o sistema
www.panelaspernambuco.com.br

Aguarde...

Comentários

Previsão do Tempo

Canal Panelas Pernambuco no YouTube

Anúncio Panelas (PE)

Publicidade

Total de visualizações

item