A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas Pernambuco

O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da região. Realizado há mais de 40 anos na cidade de Panelas-PE, movimenta a economia, expõe a cultura e atrai milhares de turistas para o município.

A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas

Luélcito Cintra
O Festival foi criado em 1973, a ideia do Festival Nacional de Jericos partiu do diretor e professor Luélcito Cintra (foto), um pernambucano natural de Caruaru com a participação de estudantes e outros professores como Luís Manuel da Silva.


Com o objetivo de alertar as autoridades sobre o fato do jerico correr risco de extinção por causa da matança desordenada para a exportação de charqueado, resolveram promover um evento em homenagem ao jerico (animal sofrido e muito usado na época para o trabalho de transporte, aração entre outros). Assim, esse animal trabalhador foi escolhido para dar o nome ao “Festival Nacional de Jericos” de Panelas-PE e se tornar o personagem principal da festa.

Realizado entre os meses de abril e maio, a tradicional corrida de jericos acontece no Dia do Trabalhador (1º de Maio) cujo é o ponto alto e principal atração do Festival Nacional de Jericos.

1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco
1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco vestidos com trajes típicos.

Veja mais publicações sugeridas para você

Festival Nacional de Jericos 4017038812402549168

Postar um comentário

  1. É interessante esta informação sobre o Festival Nacional de Jericos aqui de Panelas. É uma pena que o idealizador faleceu, e não faz nem tanto tempo assim. Olha que curioso, ele não morava mais em Panelas e sim em São Luiz. Valeu LUÉLCITO!!!

    ResponderExcluir
  2. legal a historia tinha q fala tambem do grupo de violino de cruzes e panelas porque eu pasei o site todo e nao vi nada sobre eles eu to morando no rio de janeiro mas eu era de cruzes e ja participei desse grupo um abraço ae pro maestro bitonho espero voltar para cruzes e voltar a fazer parte desse grupo

    ResponderExcluir

Os comentários ou recados neste site refletem tão somente a opinião do autor do mesmo. Seja ético e não publique spam.

emo-but-icon

LIVE: Reunião Legislativa 19/10

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Fim da Zona Eleitoral de Panelas

Juiz Eleitoral de Panelas-PE comunica o encerramento da 49ª Zona Eleitoral do Estado de Pernambuco. O Excelentíssimo Senhor Juiz El...
continuar

Associado


RECEBA ATUALIZAÇÕES

No facebook

Online agora