A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas Pernambuco

O Festival Nacional de Jericos é um dos eventos mais tradicionais da região. Realizado há mais de 40 anos na cidade de Panelas-PE, movimenta a economia, expõe a cultura e atrai milhares de turistas para o município.

A Origem do Festival Nacional de Jericos de Panelas

Luélcito Cintra
O Festival foi criado em 1973, a ideia do Festival Nacional de Jericos partiu do diretor e professor Luélcito Cintra (foto), um pernambucano natural de Caruaru com a participação de estudantes e outros professores como Luís Manuel da Silva.


Com o objetivo de alertar as autoridades sobre o fato do jerico correr risco de extinção por causa da matança desordenada para a exportação de charqueado, resolveram promover um evento em homenagem ao jerico (animal sofrido e muito usado na época para o trabalho de transporte, aração entre outros). Assim, esse animal trabalhador foi escolhido para dar o nome ao “Festival Nacional de Jericos” de Panelas-PE e se tornar o personagem principal da festa.

Realizado entre os meses de abril e maio, a tradicional corrida de jericos acontece no Dia do Trabalhador (1º de Maio) cujo é o ponto alto e principal atração do Festival Nacional de Jericos.

1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco
1º Festival de Jericos, Luélcito Cintra e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco vestidos com trajes típicos.

Veja mais publicações sugeridas para você

Festival Nacional de Jericos 4017038812402549168

Dica promocional

Dica promocional
Transforme sua TV em Smart

PUBLICAÇÃO SUGERIDA

Edição 2017 da Maratona de Cruzes

Confira o vídeo resumo da reportagem da 34ª Maratona de Cruzes, do principal dia do evento. Realizada a 34ª Maratona de Cruzes, o eve...
continuar

No facebook

RECEBA ATUALIZAÇÕES

Podcast Política

Online agora